Como declarar Carência no Enem 2015

Atualizado em: agosto 1, 2015

by Enem 2017 on 16/08/2014

Estudantes em situações especiais têm direito a isenção de taxa de Inscrição do Enem 2015

Em breve, no dia 25/05/2015, serão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2015. Muitos candidatos vão ter o direito de participar do Exame sem ter que pagar a taxa cobrada pela inscrição, que deve ser de R$63,00. Mas para ter este direito, o estudante deve antes consultar se está dentro das normas exigidas pelo regulamento de acordo com o Edital do Enem 2015.

O objetivo do Enem é o de avaliar o desempenho dos estudantes que estão para concluir o ensino médio. Porém, hoje o teste é visto como o substituto do antigo vestibular, pois a nota do Enem 2015 é requisito fundamental para ter direito a concorrer a vagas em instituições públicas ou privadas de ensino superior em programas governamentais como ProUni, Sisu, Fies, etc. Isto torna o Enem o principal meio de ingresso no ensino superior.

As inscrições para o Enem 2015 acontecem no primeiro semestre do ano, a partir do mês de maio. Para realizar a inscrição o candidato deve acessar o endereço eletrônico disponibilizado pelo MEC – Ministério da Educação, o http://sistemasenem2.inep.gov.br/.

É necessário que o candidato informe o número do seu documento de identidade, o número do CPF e também um endereço válido de e-mail, bem como criar uma senha pessoal. No ato da inscrição deve ser informado também se o candidato necessita de atendimento especial no dia da prova.

Declaração de carência deve ser feita no ato da inscrição do Enem 2015

Declarar carência Enem 2015

Quem se inscrever no Enem 2015 para obter o certificado de conclusão do ensino médio (vale lembrar que o candidato teve ter 18 anos ou mais de idade), deve no momento da inscrição informar que deseja participar do Exame visando tal finalidade.

Aqueles candidatos que estudam em escolas da rede pública que declaradas no Censo Escolar da Educação Básica e estão no último ano do ensino médio são isentos do pagamento da taxa de inscrição. Os que não estiverem nesta situação devem realizar a declaração de carência, que é feita no momento em que está realizando a inscrição.

Para declarar carência socioeconômica no Enem 2015 o candidato deve estar dentro dos seguintes requisitos: possuir uma renda familiar de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa da família bem como atender as exigências dos incisos I e II parágrafo 1º da Lei Federal 12.799. Haverá uma análise amostral das informações fornecidas pelo candidato e, a qualquer tempo poderá ser exigido que o estudante apresente documentos que comprovem a real necessidade de isenção da taxa de inscrição através da declaração de carência.

O Enem foi criado para o benefício de todos, então não perca esta oportunidade e participe do Enem 2015. Conheça também a Apostila do Enem 2015, o melhor material de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio. Mais informações serão publicadas em breve, então não deixe de visitar nosso site.

ADRIANA PEREIRA MARQUES maio 20, 2016 às 14:32

NÃO ESTOU EM CONDIÇÕES NO MOMENTO,ESTOU MORANDO NA CASA DE UMA PRIMA,A PROCURA DE UM TRABALHO

Responder

ADRIANA PEREIRA MARQUES maio 20, 2016 às 14:31

NO MOMENTO NÃO ESTOU C CONDIÇÕES,ESTOU MORANDO DE FAVOR NA CASA DE UMA PRIMA ATÉ EU CONSEGUIR TRABALHO

Responder

Guilherme maio 20, 2016 às 13:45

Como eu faço pra declarar carência após ter respondido o questionário?

Responder

venilson outubro 20, 2015 às 15:36

declara carecia do Enem 2015

Responder

raiane outubro 20, 2015 às 13:12

Fiz a inscrição para o enem e no cadastro fiz a declaração de carência mas, por algum motivo minha inscrição esta como não confirmada. queria saber como resolver isso

Responder

Sâmela Santos outubro 7, 2015 às 14:46

Fiz a inscrição para o enem e no cadastro fiz a declaração de carência mas, por algum motivo minha inscrição esta como não confirmada. Queria saber como posso resolver isso ?!

Responder

Debora agosto 11, 2015 às 09:57

Consegui tirar o papel da isenção da matricula do Enem mas não deu certo e não conseguir confirmar a matrícula

Responder

REGINA CRISTINA G. FERRIRA maio 26, 2015 às 09:32

EU REGINA CRISTINA G. FERREIRA ,DO RG N;167803384,NO MOMENTO NÃO POSSO ESTAR PAGANDO ESSA TAXA POIS E STOU DESEMPREGA ,VIVO COM PEQUENOS BICOS QUE FAÇO E MEU BOLSA FAMILIA. DESCUPE POR ESTAR SENDO,VERDADEIRA.ESPERO QUE ENTENDAM.

Responder

Victor Basile Paulo maio 15, 2015 às 12:13

Boa tarde, sou estudante do curso de Jornalismo em uma Universidade de São Paulo, porem o aumento da mensalidade é semestral e abusivo, gostaria de saber se participando do Enem e do Prouni dependendo da nota eu poderia utilizar para que consiga ao menos uma bolsa de estudo de 50% para terminar meu curso.

Responder

adriana santos paiva ferrreira maio 12, 2015 às 23:50

EU PRECISO GANHAR, A TAXA DE INSENÇÂO, PORQUE NÂO ESTOU COM CONDIÇÔES FINACEIRAS ,SUFICIENTES PARA PAGAR, POIS NA MINHA CASA ,MORAMOS 5 PESSOAS, SOMENTE MEU ESPOSO TRABALHA, POIS ESTOU ME DEDICANDO AOS MEUS ESTUDOS, EMBORA JÀ TENHA PERDIDO MUITO TEMPO, ME AJUDEM NESSA PARTE POR GENTILESA.

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: