Enem 2016: Inscrições, Matérias e Assuntos

Atualizado em: abril 12, 2016

by Enem 2017 on 11/02/2016

Matérias do Enem 2016: Falta pouco para o inicio do período de inscrições do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio o teste de conhecimentos criado pelo Ministério da Educação (MEC) que hoje é considerado o principal caminho para estudantes que desejam ingressar no ensino superior.

Para atingir o objetivo de ingressar no ensino superior através do Enem 2016, os participantes terão de enfrentar uma verdadeira maratona para responder as 190 questões de múltipla escolha sobre todas as matérias escolares da grade curricular do ensino médio, não esquecendo claro da prova de redação que é aplicada no ultimo dia de provas do Exame.

Inscrições

Alguns pontos devem ser observados por aqueles que desejam se inscrever para participar do Enem 2016, aqui vai os principais:

  • As inscrições podem ser realizadas apenas na internet, no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/ dentro do período estipulado
  • No ato da inscrição o participante deve criar uma senha e informar um endereço de e-mail válido.
  • Estudantes cursando o último ano do ensino médio em 2016 estão isentos do pagamento da taxa de inscrição.
  • O valor da taxa de inscrição deve ser R$63,00 (sessenta e três reais) .
  • Participantes que declararem carência socioeconômica podem ser isentos do valor do pagamento da taxa de inscrição.
Enem 2016 Inscrições, Matérias e Assuntos

Enem 2016 Inscrições, Matérias e Assuntos

Ainda a respeito das inscrições para o Enem 2016, aqueles que obtiverem a isenção do pagamento da taxa de inscrição e não comparecerem para realizar as provas em qualquer um dos dias não poderá solicitar o beneficio na edição seguinte.

Participantes que desejam realizar o Enem 2016 para obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio devem ser maiores de 18 anos e informar no ato da inscrição o nome da instituição certificadora autorizada a receber suas notas.

Assuntos e Matérias do Enem 2016

O Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão não governamental responsável de realizar o Enem 2016, elabora as provas do Exame de acordo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), agrupando as matérias escolares do ensino médio em áreas de conhecimentos.

São quatro as áreas de conhecimentos, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias. Os assuntos do Enem 2016 são agrupadas da seguinte forma:

Ciências Humanas e suas tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;

Ciências da Natureza e suas tecnologias: Química, Física e Biologia;

Linguagens, Códigos e suas tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física, Tecnologia da informação e comunicação;

Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

Redação do Enem 2016

A prova de redação do Enem 2016 desafia o participante a desenvolver um texto dissertativo argumentativo a respeito de determinado tema. Geralmente os temas propostos têm haver com assuntos atuais que tenham grande importância para a sociedade.

Atingir a pontuação máxima na redação do Enem 2016 (1000 pontos) pode ser a garantia de uma media final satisfatória, por este motivo, a prova deve ser encarada com muita seriedade por parte do participante do Exame.

Na redação do Enem 2016 será avaliado o domínio da modalidade escrita da Língua Portuguesa, a compreensão da proposta e o conhecimento para desenvolver o texto dissertativo argumentativo dentro do tema proposto, a habilidade de defender o ponto de vista organizando e interpretando as informações do fato, o conhecimento dos mecanismos lingüísticos necessários para construção da argumentação e a elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os Direitos Humanos.

Atingindo o objetivo estudando com a Apostila Enem 2016

A nota do Enem 2016 pode ser a garantia de uma vaga em cursos de graduação superior disponibilizado pelas Universidades Federais que utilizam o Sistema de Seleção Unificada (SISU). Uma bolsa de estudos em Faculdades que aderiram ao Prouni – Programa Universidade para Todos, ou até mesmo contratar crédito financeiro para estudantes universitários oferecido pelo Fies – Fundo de Financiamento Estudantil.

Para atingir o objetivo no Enem 2016 o participante deve estudar utilizando um material que seja exclusivamente voltado para o Exame. Então, sugerimos que os participantes desta edição do Enem sigam o exemplo de participantes de edições anteriores que hoje ocupam vagas para cursos nas mais renomadas instituições de ensino superior do país, e que se prepararam utilizando a Apostila Enem 2016.

A apostila do Enem 2016 é um material completo elaborado de maneira a auxiliar o participante a obter uma boa nota. Nossa equipe de profissionais aborda de maneira pratica e objetiva todas as matérias das provas do Enem 2016, que trás também um curso completo de redação e simulados com questões que seguem a dinâmica das provas do Exame.

Compre agora mesmo a sua apostila do Enem 2016 basta apenas um clique no link para ser direcionado para nossa equipe de vendas que está disponível 48 horas. Não perca tempo e faça como os muitos vencedores que utilizaram nosso material.

Não fique desatualizado, visite Enem 2016 no facebook, curta e compartilhe nossa página!

Waldomiro Moreira dos santos maio 16, 2016 às 14:20

Quero finalizar o ensino médio . fiz o enem de 2014 , e não sei se as minhas notas foram suficientes para os dois períodos que faltam .

Responder

Waldomiro Moreira dos santos maio 16, 2016 às 14:21

Quero finalizar o ensino médio . fiz o enem de 2014 , e não sei se as minhas notas foram suficientes para os dois períodos que faltam .

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: