INEP divulga resultados do Enem 2015 por Escola

Atualizado em: outubro 11, 2016

by Enem 2016 on 10/10/2016

O Inep divulgou nesta terça-feira, 04/10,  os resultados do Enem 2015 por escolas. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é utilizado pelo MEC (Ministério da Educação) para avaliar o nível de qualidade das escolas de ensino médio regular. Para este método de avaliação o exame exige pelo menos 10 alunos e a taxa de participação de 50% ou mais, sendo ao todo 14.998 escolas.

Além de avaliar as escolas, o Enem 2015 também foi critério de seleção para o ensino superior através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Assim os estudantes participantes do exame se inscreviam nos programas e concorriam a bolsas em instituições privadas e federais dependendo da opção.

Divulgação das notas das escolas do Enem 2015

O Enem é gerenciado pelo MEC e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e nesta terça foi feita a divulgação das notas das escolas que participaram do exame. Ao todo foram 1.212.908 estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio apresentados no Censo de Educação Básica. Os estudantes cumpriram com os deveres, pois compareceram nos dias de aplicação das provas. As provas foram no sábado e domingo sendo o primeiro de Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias, já o segundo dia possui a redação argumentativa-dissertativa que deverá ser elaborada com o tema escolhido pelo Inep, Matemática e suas tecnologias e Linguagens, códigos e suas tecnologias.

Baseado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Idbed) a nota média das escolas se encontravam em 3,7 avaliadas de 0 a 10 antes desta atualização. A Sra. Maria Inês Fine (presidente do Inep) deu entrevista e pela declaração não se encontra satisfeita com esta nota. Além disto ela informou que o Enem 2017 terá algumas alterações, mas não apresentou quais seriam as modificações. Os estudantes do exame 2015 conseguiram ter uma boa nota em relação a matéria de Ciências Humanas e redação, mas abaixaram nos conteúdos de Ciências da Natureza; Linguagens, códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias. As notas médias podem ser conferidas e feita o download (basta clicar).

Resultado Enem 2015

Resultado Enem 2015

O Enem 2015 possuiu o método de correção conhecido como Teoria de Resposta ao Item (TRI), pois é usado de uma forma diferente. A avaliação é feita por nível de dificuldade e não por acertos, ou seja, quanto mais complicado e menor índice de acertos, mais pontos aquela questão valerá. Isto é em relação a correção das questões, mas a da redação o estudante deverá apresentar as cinco competências (Demonstrar domínio da modalidade escrita correta da língua portuguesa; apresentar conhecimento sobre o tema e desenvolver propostas dentro dos limites estruturais do texto e sendo dissertativo-argumentativo; escolher, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista do escritor respeitando os direitos humanos; apresentar no decorrer do texto que possui o conhecimento do mecanismo linguísticos necessários para elaborar o texto; Indica proposta que possa solucionar algum problema que o tema possa apresentar, mas respeitando a lei) para tirar nota total (0 a 1000).

O Enem possui 180 questões (mais a redação) de múltiplas escolhas divididas igualmente entre as matérias de conhecimentos gerais. O site o exame é http://enem.inep.gov.br/, pois nele se encontra o edital para download e o acompanhamento de inscrição.

Para mais informações sobre o Enem curta e compartilhe a página do Facebook, pois nela matemos todos atualizados. O estudante que gostaria de tirar uma boa nota e alcançar o sonho espera, adquira já ou conheça a apostila digital (clique e conheça) sendo o melhor material de estudos do Brasil. Boa sorte.

LINDONEI NAVES novembro 5, 2016 às 09:50

RESULTADO DO ENEN 2015

Responder

Edson Moraes outubro 27, 2016 às 09:40

Prezados,
Utilizo o Libre Office como suite de escritório. Vocês poderiam disponibilizar o resultado do Enem em plataforma aberta?
Obrigado,

Edson Moraes

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: