Inscrições Enem

Atualizado em: abril 12, 2016

by Enem 2016 on 01/03/2016

Inscrições Enem: Quando e como fazer? O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já se tornou a principal porta de acesso ao ensino superior do Brasil. O período de inscrições sempre acontece no primeiro semestre do ano, geralmente no mês de maio. As provas são sempre aplicadas no último trimestre, nas tardes de sábado e domingo, geralmente no fim do mês de outubro ou início de maio. A única maneira de realizar inscrição é via internet e sua confirmação depende de alguns fatores.

O Enem é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma autarquia do Governo Federal ligada ao Ministério da Educação (MEC). O MEC, por sua vez, utiliza a nota do Exame como principal critério de seleção em diversos dos seus programas que garantem a permanência e o acesso ao ensino superior em nosso país:

  • Sisu: Sistema de Seleção Unificada;
  • ProUni: Programa Universidade para Todos;
  • Fies: Fundo de Financiamento Estudantil;
  • Sisutec: Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica.
Inscrições Enem

Inscrições Enem

Como se inscrever no Enem?

Uma vez por ano, o Inep destina uma página específica de seu site para a realização das inscrições do Enem, acessível no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante. O sistema só aceita cadastro dentro período de inscrição delimitado pelo cronograma oficial, especificado em edital. O edital do Exame costuma ser publicado sempre entre o fim do mês de abril ou início de maio e é divulgado no Diário Oficial da União (DOU) e publicado no portal do Inep.

Para fazer inscrição no Enem, o estudante precisa acessar a página exclusiva, tendo em mãos o seu número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o seu número do RG (Registro Geral – Documento de Identidade). No primeiro acesso, é necessário informar um número de celular e endereço de e-mail válido. Estes serão os meios de comunicação entre o Inep e o candidato.

Em casos de participantes que necessitam de atendimentos diferenciados nos dias de prova, a informação também precisa ser fornecida durante o ato de inscrição. O Inep oferece atendimento especifico a: pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia, gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e sabatistas.

Outra situação que deve ser especificada durante as inscrições é o objetivo de obter a certificação do ensino médio com a nota do Enem. No ato, além de especificar o objetivo, o candidato precisa escolher uma unidade certificadora entre as disponíveis no site.

Também é durante a inscrição que o estudante escolhe a opção de língua estrangeira (inglês e espanhol), bem como a cidade do local de prova do Enem. Municípios de todos os estados brasileiros recebem o Exame. Na edição de 2015 as provas foram aplicadas em mais de 1.700 municípios diferentes.

Quem conclui o registro no site recebe o número de inscrição do Enem. Este, junto da senha que também deve ser cadastrada no momento da inscrição, é utilizado em todos os acessos ao site e, inclusive, nas inscrições nos processos seletivos dos programas do MEC.

Taxa de inscrição Enem: Como funciona o pedido de isenção?

A taxa de inscrição Enem, se for mantida no mesmo valor da última edição, corresponderá a R$ 63,00. A quantia deve ser paga dentro do prazo estabelecido em edital, sob pena de cancelamento da inscrição. A taxa é gerada por meio de uma GRU (Guia de Recolhimento da União) que deve ser paga exclusivamente em agências do Banco do Brasil.

Existem casos em que os candidatos são isentos do pagamento da taxa. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escola da rede pública, por exemplo, recebem isenção automática do valor. A única exigência é de que a instituição esteja declarada ao Censo Escolar da Educação Básica.

Estudantes de baixa renda, com ganho familiar mensal de até 1 salário mínimo e meio por pessoa, podem declarar carência no Enem, preenchendo um formulário no ato da inscrição. O candidato é o único responsável pela veracidade das informações, sob pena de investigação por meio do Inep. As regras são amparadas pelos incisos I e II do parágrafo único do art. 1º da Lei 12.799, de 10 de abril de 2013.

Os participantes são responsáveis por acompanhar o pedido de isenção, com seu deferimento ou não, na página de inscrição. Caso não seja isento, o candidato precisa gerar a GRU no site e proceder com o pagamento, observando também o prazo máximo.

Cartão de confirmação de inscrição Enem

Todos aqueles que obedecerem às regras do Exame terão emitidos os seus cartões de inscrição, confirmando o registro. O cartão ficará disponível para acesso e impressão no portal do Inep. Nele constam as seguintes informações: número de inscrição, data, horário e local de prova do Enem, indicação de atendimento diferenciado (se for o caso), opção de língua estrangeira e solicitação de certificação (se for o caso).

Curta e compartilhe o Enem no facebook e fique por dentro de todas as novidades!

fernanda gabriela machado da silval maio 20, 2016 às 20:06

gostaria de participa do enem

Responder

singela silva maio 20, 2016 às 19:06

quero mi escreve

Responder

José carlos Ramalho silva maio 15, 2016 às 17:13

A prova do enem e boa para algumas pessoas que não possuem condição para pagar essa taxa

Responder

Beatriz Oliveira Silva maio 9, 2016 às 19:51
Bruna Daniella abril 15, 2016 às 13:59

muito bom

Responder

Arlison Ferreira da silva março 7, 2016 às 21:47

Arlison Ferreira da silva

Responder

poliana damasio rocha abril 4, 2016 às 21:37

esta prova e muito importante para muitas pessoas

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: