Inscrições Fies 2016 começam dia 26 de janeiro

Atualizado em: janeiro 21, 2016

by Enem 2017 on 21/01/2016

Inscrições Fies 2016 começam dia 26 de janeiro: Criado em 1999, O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Governo Federal administrado pelo Ministério da Educação (MEC) que tem como finalidade o financiamento do ensino superior, incluindo acesso a cursos de graduação e pós-graduação para estudantes em instituições de ensino não gratuitas.

As Inscrições do FIES 2016 poderão ser feitas no período entre os dias 26 e 29 de janeiro. Estudantes interessados em obter financiamento no Fies poderão se candidatar unicamente através do endereço eletrônico http://fiesselecao.mec.gov.br/. O Ministério da Educação não divulgou muitos detalhes sobre a seleção.

O Fies oferece financiamento para cursos em instituições particulares de ensino superior a juros mais baixos do que os praticados no mercado. O programa foi ampliado em 2010, após a criação do Fundo Garantidor do Fies, através com o qual deixou de ser obrigatória a apresentação de um fiador como garantia de quitação da dívida.

O que é necessário para se inscrever no FIES 2016

Inscrições Fies 2016 começam dia 26 de janeiro

Inscrições Fies 2016 começam dia 26 de janeiro

As inscrições do Fies 2016 abrirão logo após as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), que poderão ser feitas até o dia 22 de janeiro. O Prouni oferece bolsas de estudo que cobrem até 100% das mensalidades em instituições privadas de ensino superior.

De acordo com as regras fixadas no ano passado, para se inscrever no FIES é necessário que o estudante informe o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), crie uma senha pessoal e informe um endereço de e-mail válido que será utilizado para ativação do cadastro no programa .

Além disso, o estudante que quiser participar do processo seletivo e concorrer a uma das cerca de milhares de vagas para novos financiamentos, precisa atender os seguintes requisitos:

  • Ter renda familiar que não ultrapasse dois salários mínimos e meio por pessoa da família;
  • Ter participado de alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido uma média de 450 pontos nas provas de conhecimentos e superior a zero na prova de redação;

Nos casos em que o participante tenha concluído o ensino médio antes de 2010, e para aqueles casos em que os candidatos sejam professores da rede pública de ensino matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia, estão automaticamente dispensados da exigência de ter participado do Exame. Professores da rede pública que já possuem diploma de nível superior e que estão matriculados em cursos de sua área de atuação também podem participar do processo seletivo.

Contratos dos selecionados no FIES 2016

Terminada a inscrição, os candidatos selecionados têm 10 dias para confirmar as informações prestadas no site junto à instituição que estudam. Após a validação dos dados, o interessado dispõe de mais 10 dias para comparecer à agência bancária da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil para firmar o contrato de financiamento. Lembrando que, o não comparecimento no prazo de 10 dias acarreta a perca do direito de contratar o financiamento estudantil.

O SisFIES disponibiliza a lista com as instituições que estão cadastradas junto ao programa, e através do site também é possível simular os valores a serem pagos caso o estudante seja contemplado.

Saiba tudo sobre o FIES 2016, curtindo e compartilhando a nossa página FIES 2016 no facebook!

antoniademariabezerrasantiago junho 10, 2016 às 12:48

gostaria que minha familia acreditasse em mim

Responder

antoniademariabezerrasantiago junho 10, 2016 às 12:45

eu preciso fazer minha faculdade me ajude preciso acretitar

Responder

selma lucia maia bonifacio maio 9, 2016 às 16:13

quero fazerr provas

Responder

selma lucia maia bonifacio maio 9, 2016 às 16:12

quero fazer provas

Responder

aurelino pinheiro santos fevereiro 8, 2016 às 13:11

Quero mim escrever no enem

Responder

naiara maio 20, 2016 às 14:28

Gostaria de me inscrever no enem!

Responder

kelly fevereiro 2, 2016 às 12:35

gostaria de realizar um curso graduação no fies.

Responder

antoniademariabezerrasantiago junho 10, 2016 às 12:49

sim preciso

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: