Inscrições Fies 2016

Atualizado em: dezembro 9, 2015

by Enem 2016 on 09/12/2015

Inscrições Fies 2016: Os estudantes que participaram do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) poderão participar do processo seletivo do Fies 2016 – Fundo de Financiamento Estudantil. O programa, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), financia cursos superiores em faculdades particulares avaliadas positivamente no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O resultado do Enem 2015 será divulgado na última semana de dezembro ou no início de janeiro do próximo ano. O processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil utiliza como base o aproveitamento dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio.

Com as notas do Enem 2015, além de poder solicitar o financiamento, os candidatos terão o direito de concorrer a vagas em instituições federais do ensino superior, fazendo inscrição no Sisu 2016. Os estudantes também poderão participar dos processos seletivos do ProUni 2016, que oferecerá bolsas de estudo, integrais (100%) e parciais (50%), em faculdades particulares de todo o Brasil.

Como fazer as inscrições Fies 2016?

Inscrições Fies 2016

Inscrições Fies 2016

Aqueles interessados em solicitar o financiamento de um curso superior devem fazer inscrição no Fies 2016, em data que ainda será confirmada pelo MEC, exclusivamente via internet, através da página http://fiesselecaoaluno.mec.gov.br/. Antes de dar início ao processo de inscrição, o candidato precisa efetuar seu cadastro no Fies Seleção. Para isso, basta clicar no link “Primeiro acesso”, disponível no próprio site.

Para se cadastrar, o estudante precisa informar sua data de nascimento e o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física). Com isso, o sistema fará uma verificação automática das participações e aproveitamento do candidato nas edições do Enem a partir de 2010. A partir daí, quem obteve nota média maior do que 450 pontos nas provas e superior a zero na redação, poderá concluir seu cadastro gravando uma senha e informando um e-mail pessoal válido.

Quem concluiu o ensino médio antes de 2010 também tem o direito de solicitar o financiamento do curso. Para isso, basta informar o ano de conclusão escolar. O programa também é acessível aos professores da rede pública de ensino, em pleno exercício da função, com o objetivo de concorrer a financiamentos em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia na sua área de atuação.

A renda do Fies 2016 não pode ser maior que dois salários mínimos e meio por membro da família durante o mês. As prioridades aos:

  • Cursos com conceitos 5 e 4 no Sinaes;
  • Cursos nas áreas de formação de professores, saúde e engenharias;
  • Cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país;

Os juros do Fies 2016 são de 6,5% ao ano e, durante todo o curso, o estudante precisa pagar até R$ 150,00, trimestralmente. O valor e a forma de pagamento continuam os mesmos até 18 meses após o término do curso, durante o período chamado de carência. A partir daí, o aluno deverá quitar o valor num prazo de até três vezes o período financiado do seu curso. Os contratos podem ser firmados no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal.

Para mais informações sobre todos os programas do MEC, curta a página do Enem 2015 no facebook e continue visitando nosso site!

HELENADANINGER setembro 28, 2016 às 10:04

GOSTARIA DE TRABALHAR FISCAL DO CORREDORADOREI

Responder

Dinalva de lima Souza machado fevereiro 26, 2016 às 13:52

Eu quero cursar fisioterapia sou pobre quero fazer a prova. E nem quero . beijos Dinalva de lima Souza machado.

Responder

Maria Madalena Rodrigues de Souza fevereiro 3, 2016 às 13:49

caso eu seja selecionado e desista, ainda tenho direito ao financiamento pelo fies no próximo ano de 2017

Responder

Marcos Antonio Benevides dos Santos janeiro 21, 2016 às 10:15

Quero saber o resultado das provas.

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: