MEC divulga espelho da redação do Enem 2015

Atualizado em: junho 19, 2016

by Enem 2016 on 19/06/2016

Espelho redação Enem 2015: Após meses de expectativas, cada participante da última edição pode consultar o espelho da redação do Enem 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio. O acesso está liberado na página do participante, no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), sendo disponível apenas a consulta para fins pedagógicos.

As provas foram aplicadas nos dias 24 (sábado) e 25 (domingo) de outubro. Ao todo, 5.631.606 redações foram entregues pelos candidatos. Do total, 104 obtiveram nota máxima (1.000 pontos) e 53.032 tiveram nota mínima. O tema da redação do Enem 2015 foi: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. A nota zero na redação é atribuída nas seguintes condições, estabelecidas em edital:

REDAÇÃO ENEM 2015

  1. que não atenda à proposta solicitada ou que possua outra estrutura textual que não seja a estrutura dissertativo-argumentativa, o que configurará "Fuga ao tema/não atendimento à estrutura dissertativo – argumentativa";
  2. que não apresente texto escrito na Folha de Redação, que será considerada "Em Branco";
  3. que apresente até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, que configurará "Texto insuficiente";
  4. que apresente impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, bem como que desrespeite os direitos humanos, que será considerada "Anulada";
  5. que apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto, que será considerada "Anulada".

Como consultar a redação corrigida do Enem 2015?

Para acessar o espelho da redação do Enem 2015, o candidato precisa entrar na página do participante, no endereço http://enem.inep.gov.br/participante/#/loginParticipante, e informar o número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha, que pode ser recuperada no link de apoio “Esqueci minha senha”, disponível no canto inferior direito da página. Quem se inscreveu no Enem 2016, deve informar a senha atual.

Depois do acesso, o estudante precisa ir em busca do link onde está disponível o espelho da redação. No entanto, são caminhos diferentes para quem está inscrito no Enem 2016 e para quem realizou apenas a inscrição de 2015. Quem se inscreveu para a edição deste ano, verá que, após efetuar o login na página do participante, terá acesso à página com os dados da nova inscrição. Neste caso, será necessário clicar em “Enem 2015”, na janela azul disponível no canto esquerdo da tela.

A partir daí, tanto quem se inscreveu apenas em 2015 quanto quem está inscrito em 2016 terá acesso à página de resultados da edição anterior. Nesta página, estão as notas em cada uma das quatro áreas de conhecimento (Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática), além da nota da redação do Enem 2015.

O espelho da redação está disponível no link “Vista Pedagógica”, em um botão no canto inferior direito da página. Quem seguir todos os passos corretamente terá acesso a uma versão digitalizada do texto corrigido, sendo possível saber o resultado em cada uma das cinco competências avaliadas:

I. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa, pelo qual o participante deve expor um aspecto relacionado ao tema, em defesa de uma posição;

II. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;

III. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;

IV. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitados os direitos humanos;

V. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.

Como foi feita a correção da redação do Enem 2015?

A correção da redação do Enem foi realizada por dois professores independentes. Cada um deles atribuiu valores de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências citadas, fazendo a soma dos valores, que poderiam chegar a 1.000 pontos. A nota final foi atribuída por uma média simples entre as notas de ambos.

Um terceiro corretor entrava em ação sempre que havia discrepância de 80 pontos em qualquer competência ou de 100 pontos no total entre as notas dos dois primeiros professores. Assim, a nota final era a média entre a nota do terceiro com a que mais se aproximava dos primeiros. Permanecendo a diferença, a redação passava para uma nova correção. No último caso, a nota final era atribuída por uma banca composta de três professores, desprezando tudo o que foi atribuído antes.

O resultado do Enem 2015 foi divulgado no dia 08 de janeiro deste ano. Em dezembro do ano passado, a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu que o espelho da redação fosse divulgado junto do resultado. Entretanto, o Inep recorreu à ordem e firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal (MPF), se comprometendo a disponibilizar as redações em até 60 dias após a publicação das notas. Entretanto, atrasou em mais de três meses.

Para mais detalhes sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, curta a página do Enem no facebook e fique por dentro de todas as nossas publicações!

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: