Temas Redação do Enem 2015

Atualizado em: agosto 1, 2015

by Enem 2016 on 17/07/2015

Temas da redação Enem 2015: Aproximadamente 8,5 milhões de estudantes se inscreveram para as provas do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio), marcadas para os dias 24 e 25 de outubro. Ao todo, serão 180 questões de múltipla escolha e uma redação de caráter dissertativo-argumentativo, avaliada de 0 a 1000 pontos, cujos possíveis temas já começaram a ser debatidos com maior frequência.

O Enem vem crescendo a cada ano, o número de inscritos no exame vem batendo recorde ano após ano, refletindo assim a tamanha importância do exame não apenas como instrumento avaliador do ensino médio, mas como a principal porta de acesso ao ensino superior do país. As provas do Enem 2015 serão constituídas de 180 questões, divididas igualmente entre quatro áreas de conhecimento, sendo elas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. Além das questões ainda existe a redação do Enem 2015, avaliada de 0 a 1000 pontos.

O número de inscrições no Enem 2015 é 10% menor do que em 2014. A edição deste ano interrompeu uma sequência de recordes iniciada em 2008. O principal fator que pode ter afetado diretamente o número deste ano foi o aumento considerável na taxa de inscrição do Enem 2015, que passou de R$ 35,00 para R$ 63,00. O site para acompanhamento de inscrição é http://enem.inep.gov.br/.

Uma boa redação no Enem precisa atender a certas competências, o estudante deve demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação; e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Redação do Enem 2015: Dicas e Temas

REDAÇÃO ENEM 2015

REDAÇÃO ENEM 2015

O texto dissertativo-argumentativo é estruturado em introdução, desenvolvimento e conclusão. Ao longo da escrita, é importante articular ideias, selecionar e interpretar informações a favor de sua argumentação, além de ter domínio da linguagem padrão, é claro. A leitura é a grande aliada de quem vai fazer a prova do Enem 2015, quanto mais textos se lê, mais se conhece as estruturas e mecanismos linguísticos que facilitam a escrita. O candidato deve estar bem informado sobre temas atuais, uma vez que, além de ajudar na hora de escrever, o domínio do assunto vai ajudar na conclusão da redação, momento em que uma proposta precisa ser apresentada para o problema.

A redação do Enem 2015 tem considerável peso na nota final do Exame e, justamente por isso, é responsável por tirar o sono da maioria dos participantes. A única maneira de se sentir seguro é praticando, escrevendo textos sobre possíveis temas, lendo, acompanhando os noticiários via jornais, televisão, internet, revistas, dentre outros.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável por organizar o Exame brasileiro, já está trabalhando para escolher o tema da redação do Enem 2015. Profissionais capacitados desenvolvem longos estudos e debates até chegarem a uma opção coesa, atual e que faça parte do cotidiano dos brasileiros. Os temas propostos pelo Enem são sempre relacionados a questões atuais, que de alguma forma estão mobilizando a opinião pública do país, para esse Exame alguns assuntos cotados para Tema da Redação Enem 2015 são preconceito racial, intolerância religiosa, falta de água, tráfico de drogas e violência urbana, entre outros. Em relação à rotina de estudos, é bom rever temas anteriores e fazer as redações.

Temas do Enem 2015

Os possíveis temas da redação do Enem 2015 são:

  • Desenvolvimento sustentável: a preocupação com o meio ambiente ganha cada vez mais força no mundo atual;
  • Falta de recursos naturais: a água e as florestas são exemplos de recursos que estão se esgotando em uma velocidade alarmante;
  • Intolerância religiosa: por mais que o Brasil seja um estado laico, presenciamos vários atos de preconceitos religiosos;
  • Tráfico de drogas: tema trágico que continua crescendo;
  • Violência urbana: ações desprezíveis, mas que são comuns no cotidiano brasileiro.

No dia do exame, comece pela redação e faça um rascunho antes, de olho no relógio, já que a prova vem junto com as questões de Linguagens e Matemática. Comece a se preparar com antecedência, adquira a apostila digital do Enem 2015 e tenha acesso a preciosas dicas de como escrever uma boa redação!

Com os possíveis temas em mãos, comece a praticar desde já. Na apostila digital do Enem 2015, além de explicações sobre todas as áreas de conhecimento das provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), existem preciosas explicações e dicas de como redigir uma boa redação. Conheça o material e boa sorte!

Antonio nilo outubro 13, 2015 às 16:07

Boa tarde

Preciso da apostila para o enem 2015 como faço para conseguir?

Responder

nachielly outubro 5, 2015 às 16:38

eu acho que o tema será politica , naão tenho certeza

Responder

Thatyane outubro 11, 2015 às 14:29

Eu também acho que o tema será política.

Responder

Priscila outubro 17, 2015 às 16:16

Acho que não, pois o governo nunca vai dar chance pra nós críticar eles..

Responder

Pedro outubro 22, 2015 às 14:38

acho que o tema vai ser casamento gay ou conceito de família no seculo XXI,o primeiro porque o Papa Francisco apoiou a união homossexual e porque já era pra ter sido tema alguns anos atras,o meu segundo chute é baseado na teoria que vem sendo muito discutido nas mídias o fato da moral da família brasileira,mas eu só acho não tenho certeza galera,pensem nisso igual.Boa prova.

Responder

Letícia Souza setembro 16, 2015 às 14:33

Quando receberei o cartão com o local e data da prova ?

Responder

Mateus Santana setembro 21, 2015 às 11:00

O inep não vai enviar mais os cartões para evitar custos, o local da prova será consultado pelo sistema online: http://enem.inep.gov.br/participante/#/paginaInicialEnem

Responder

JOYCE KAROLINY setembro 15, 2015 às 16:40

gostaria muito das apostilas como faço?

Responder

vitoria setembro 15, 2015 às 13:18

Oi queria saber quando vai vim , o Cartão da inscrição do ENEM e do Local ,Obrigado?

Responder

nathalia setembro 16, 2015 às 23:34

Esse ano os cartões de confirmação de inscrição não serão entregues nas residências. Tem que ser impresso por conta própria.

Responder

Fernanda setembro 17, 2015 às 02:30

Vem por e-mail esse ano, não vão enviar em casa por correio, geralmente uma semana antes da prova é divulgado os locais.

Responder

heloisa setembro 18, 2015 às 16:15

não vai vim floor. Dias antes da prova você entra no site da sua inscrição e imprime.

Responder

kelly agosto 29, 2015 às 08:59

Gostaria muito da apostila como obte-la?

Responder

Glaucia agosto 17, 2015 às 16:50

Oi, eu gostaria muito da apostila de vocês. Como faço pra poder obtê – la?

Responder

Sthefanny Brenda agosto 1, 2015 às 14:26

Gostaria muito da apostila!

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: