7 Temas de Redação do Enem 2015

7 temas de redação do Enem 2015: A data das inscrições do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) está muito próxima. No mês de maio ou junho deste ano mais de 9 milhões inscrições de estudantes são esperadas para esta edição. Uma das maiores preocupações dos participantes é a redação. O tema está sendo escolhido por uma equipe especial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, http://enem.inep.gov.br/.

De caráter dissertativo-argumentativo, a redação do Enem 2015 exigirá amplo domínio do candidato sobre o assunto proposto. Ao redigir o texto, a pessoa deverá expor sua opinião a respeito do tema, demonstrando conhecimento de suas causas e apontado possíveis soluções para o problema em questão. Tudo isso dividido e organizado entre parágrafos de introdução, desenvolvimento e conclusão.

Quais os possíveis temas da redação do Enem 2015?

REDAÇÃO ENEM 2015

O tema da redação do Enem 2015 será escolhido em meio a assuntos que rondam o cotidiano dos brasileiros. Abaixo segue uma lista com os mais prováveis:

  1. Falta de água: problema que se tornou comum a outras regiões, além do nordeste;
  2. Crise no setor energético: assunto interdisciplinar que aborda questões físicas, químicas e biológicas, com possíveis soluções na “energia limpa”;
  3. Problemas no transporte urbano: comum em praticamente todas as grandes cidades do país;
  4. 50 anos do golpe militar de 64: aniversário relembrado em março deste ano;
  5. Preconceito racial: ação que ganhou grandes proporções por ocorrer com frequência em meio esportivo nos últimos anos, principalmente no futebol;
  6. Redes sociais x direitos humanos: assunto pode levar em conta a privacidade das pessoas;
  7. A importância das campanhas de vacinação: evidenciadas ainda mais com o lançamento da campanha de vacinação para meninas de 13 anos contra o HPV;

A redação, avaliada de 0 (zero) a 1000 (mil) pontos, será aplicada no domingo, com duração de 05h30min, junto das provas de Linguagens e Matemática. Ainda há tempo para praticar, desenvolvendo textos sobre os possíveis assuntos e se mantendo informado de notícias do cotidiano. Os candidatos ao Enem 2015 devem ficar atentos a todos os veículos possíveis: jornais, revistas, televisão, internet, etc.

Mantenha o foco na preparação, conheça a melhor Apostila do Enem 2015 para seus estudos. Curta e compartilhe o Enem 2015 no Facebook e boa sorte!

60 comentários em “7 Temas de Redação do Enem 2015”

  1. Como todos nós achamos que cairá como tema da redação A crise Hídrica, penso que vai cair outro tema por que o enem sempre nós surpreende nessa questão.

  2. Ta faltando varios temas importantes… estatuto da família, acessibilidade a deficientes, sistema penitenciario brasileiro, desarmamento, redução da maioridade penal e também bem importante… as imigrações, com as crises de guerras e fome em diversos países, estamos recebendo bastante imigrantes… ai também entra a xenofobia.

    • Discordo, pois o enem aborda temas nacionais e a crise hídrica é um problema concentrado em maior na região sudeste.

    • Acho que não cairá, pois o tema relacionado a água foi a terceira competência da prova do ano passado. Meu professore do cursinho acha que pode ser algo relacionado a mulher, evasão escolar ou injustiças cometidas no campo.

  3. Acho que o tema desse ano vai ter haver com sustentabilidade em relação ao crescimento das metrópoles, o aumento de poluição, lixo descartado de maneira inadequada pelas prefeituras etc.

  4. São muitos assuntos para estudar e tão pouco tempo esse é meu sétimo site que entro durante três mês… E todos com temas bem diferente dos outros. Então fica difícil agente estudar para cada um. Alguém poderia dar uma diga do tema bem chamativo de 99% de chance de ta no Enem 2015… por favor aceito opinião :)

    • Intolerância Religiosa
      O ataque à revista Charlie Habdo pode exemplificar bem essa questão. A intolerância religiosa é grande no Brasil e em outros países. Ao debater esse tema, precisamos lembrar que o Estado é laico e deve respeitar os diferentes tipos de crenças e rituais religiosos, podendo destacar, no caso do Brasil, o preconceito com religiões de origem africana.

  5. Eu acho que o melhor tema seria preconceito racial,pois vem ganhando muitas lutas de os anos pra ca principalmente no futebol…bjssss.grato

  6. eu acho q o tema da redaçao desse ano ira falar alguma coisa relacionado a nossa populaçao ou um tema polemico

  7. Alguém pode me dar algumas sugestões de redação, o que vai cair ao todo, na prova? Preciso de dicas e sugestões.

  8. Creio que não caia isso, pois o Enem foca em coisas que nós nunca iremos achar que vai cair. A parada é estudar e ver jornal, para se ligar no Mundo, se ligar nas coisas que não são muito faladas e correr atrás do conhecimento através disso.

    • Meu caro, creio se você para pra pensar todos os temas anteriores foram bastante discutidos e divulgados, grato!

      • Wanderson, eu concordo com você mas os temas que foram postos acima, eu também não acho que vá cair, pois podemos levar em consideração o ano passado, muitos achando que iriam cair diversos temas, mas ocorreu que foi o tema sobre publicidade infantil, onde aproximadamente 529 mil pessoas zeraram, e salvo o engano, nenhum site propôs um tema semelhante, então é pouco provável que temas como os que estão acima, caiam, e se cair algum, será realmente um acaso muito oportuno. Devemos rever notícias de alguns meses atrás para estudar e também rever conteúdos dos anos de ensino médio para quem já o terminou e vai fazer enem.

  9. DICA: Eles nunca vão colocar fatos históricos como tema, pq nem sempre as pessoas sabem sobre aquilo e também nunca darão liberdade pra vc criticar o governo, só ver os temas passados e fazer um levantamento de temas q ainda não vieram!!!

    • Eduardo, o tema fica pronto em torno de agosto se não me engano, e não tem como mudar de ultima hora, pois teriam que imprimir todas as provas novamente, e isso seria muito disperdioso

  10. Fiquei curiosa como vcs tem uma dedução dos possíveis temas para a redução do ENEM.

    Acompanho desde 2012 e sempre tento imaginar, de forma mais simplória e menos elaborada esses possíveis temas.

  11. Esses temas são bons mais ano passado o tema não teve nada a ver com atualidade no Brasil e do mundo , não acho que esse ano vá ser esse mais mesmo a sim estão de parabéns por essa percepção .

  12. Acho que o Tema a Falta de Água, sobre a crise que está acontecendo, um assunto super comentado nos dias atuais, já é um tema super elaborado para esse Enem 2015, mais nem por isso devemos deixar de pensar nos outros 6 temas. Estudar se Informar e até mesmo elaborar já redações com esses possíveis e mais temas já é um bom caminho.

Deixe um comentário