Assuntos do Enem 2015

Atualizado em: agosto 1, 2015

by Enem on 17/07/2015

Assuntos Enem 2015: A edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) interrompeu a sequência de recordes de participantes que vinha sendo registrada desde 2008. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), quase 8,5 milhões de estudantes se inscreveram para as provas que serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. Nestes quatro meses que ainda restam, é essencial intensificar os estudos para ficar por dentro e dominar o máximo de assunto possível.

O conteúdo do Enem 2015 será o mesmo das edições anteriores. Ao todo, serão 180 questões de múltipla escolha, divididas igualmente em quatro áreas de conhecimento, além de uma redação de caráter dissertativo-argumentativo. No sábado serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo será a vez de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Matérias que caem no Enem 2015

Assuntos do Enem 2015

Assuntos do Enem 2015

Matérias que caem no Enem 2015: Todos os estudantes que vão fazer as provas nos dias 24 e 25 de outubro precisam ficar por dentro de todo o conteúdo do Enem 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio. Os resultados individuais poderão garantir vagas no Sisu, ProUni, Fies, Sisutec e Ciência sem Fronteiras.

As questões do Enem 2015 serão divididas igualmente entre quatro áreas de conhecimento diferentes. De uma maneira geral, as matérias do Enem 2015 abrangidas pelas áreas de conhecimento serão aquelas comuns ao nível médio de ensino: Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna (Inglês ou Espanhol), Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação, Matemática, Química, Física, Biologia, Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais.

A matriz de referência do Enem 2015 elaborada pelo MEC e Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), disponível neste link, estabelece as competências que serão avaliadas em cada área e os eixos cognitivos comuns a todas as áreas de conhecimento: domínio das linguagens, compreensão dos fenômenos, capacidade de enfrentar situações-problema, construção de argumentos e elaboração de propostas.

Quais matérias caem nas provas do Enem 2015?

De acordo com a matriz de referência do Enem 2015, elaborada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) as matérias das provas abrangem os seguintes conteúdos:

  • Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais: Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade; Formas de organização social, movimentos sociais, pensamento político e ação do Estado; Características e transformações das estruturas produtivas; Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente; Representação espacial;
  • Química: Transformações Químicas; Representação das transformações químicas; Materiais, suas propriedades e usos; Água; Compostos de Carbono; Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente; Energias Químicas no Cotidiano;
  • Física: Conhecimentos básicos e fundamentais; O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas; Energia, trabalho e potência; A Mecânica e o funcionamento do Universo; Fenômenos Elétricos e Magnéticos; Oscilações, ondas, óptica e radiação; O calor e os fenômenos térmicos;
  • Biologia: Moléculas, células e tecidos, Hereditariedade e diversidade da vida; Identidade dos seres vivos; Ecologia e ciências ambientais; Origem e evolução da vida; Qualidade de vida das populações humanas;
  • Matemática: Conhecimentos numéricos, geométricos, estatística, probabilidade, álgebra e geometria;
  • Linguagens: Estudo do texto, do texto literário, do texto argumentativo, das práticas corporais,produção e recepção de textos artísticos, dos aspectos linguísticos e dos gêneros digitais.

Apostila do Enem 2015

A apostila digital do Enem 2015 abrange todo o conteúdo das provas e já auxiliou milhares de estudantes na conquista de vagas em cursos superiores de todo o país.

A melhor maneira de se preparar para as provas é estudando com a Apostila do Enem 2015. O material já ajudou milhares de estudantes no acesso aos cursos superiores de instituições de ensino espalhadas por todo o país. A entrega do produto é rápida e totalmente segura, realizada pelos Correios em qualquer município brasileiro.

Para mais informações e detalhes do Exame, continue visitando nosso site e curta a página do Enem 2015 no Facebook. Conte conosco, intensifique sua preparação, prepare-se para as provas e boa sorte!

MILENE SANTOS MUNIZ setembro 16, 2015 às 23:10

Conteudos para estudar para prova do enem 2015.

Responder

karlaferreira setembro 12, 2015 às 12:36

Quero receber temas da prova do enem pra mim estuda e fica por dentro das materiais

Responder

tamara sousa setembro 6, 2015 às 17:14

o que deveremos estudar mais pra fazer uma otima redação

Responder

Ketlin setembro 15, 2015 às 14:14

Como faco pra adquirir os cadernos para teste?

Responder

Ketlin setembro 15, 2015 às 14:15

Isso e sempre muito complicado, a gente estuda para varios temas, e quando chegamos la, e outra coisa completamente diferente… USHAUSHUA

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: