Bloqueio de Pop-up Impede Geração de GRU do Enem 2015

Atualizado em: agosto 1, 2015

by Enem on 28/05/2015

Esta é mais uma dica para as pessoas que estão tentando se inscrever no Enem 2015 e enfrentam dificuldades de ordem técnica no carregamento da página de acompanhamento de inscrições http://enem.inep.gov.br/participante/#/acompanhar.

Identificamos que muitos participantes não estão conseguindo imprimir a GRU do Enem 2015 (boleto) para pagamento da taxa de inscrição de R$63,00. Devem recolher esta taxa, que é paga exclusivamente no Banco do Brasil até as 21h59min de 10/06/2015 (prazo final). Na mesma oportunidade é possível requerer isenção quando se tratar de participante de baixa renda ou em estado de carência socioeconômica.

Já abordamos aqui alguns problemas enfrentados pelos candidatos, bem como as possíveis soluções indicadas pelo INEP para se inscrever no Enem 2015. Dentre as dicas já repassadas estão a questão dos melhores horários para se inscrever, assim como a de atualizar o navegador de Internet para o Firefox (conforme orientação também no INEP).

Dica para impressão da GRU (Boleto do Enem 2015)

ENEM 2015 FACE 2

É sabido que nem todos os participantes que estão tentando se inscrever possuem pouco conhecimento de informática. Isto é um dos principais fatores que tem dificultado a vida de alguns interessados na inscrição do Enem 2015. Esta dica nos foi relatada por muitos participantes, por isto resolvemos publicar este informativo para que a explicação atinja o máximo de estudantes que talvez possam estar passando pelo mesmo problema.

Acontece que muitos navegadores de Internet, por definição, vêm com suas configurações padrão ajustadas para bloquear janelas pop-up (abre-se uma nova janela quando o usuário clica num link). Por este motivo a geração da GRU do Enem 2015 não está sendo exibida para quem está com as definições de bloqueio de pop up ligadas no navegador.

POP UP BLOQUEADA GRU ENEM 2015

A dica então é esta: Desative o bloqueio de pop-up para exibir e imprimir a GRU do Enem. No Google Chrome o usuário deve acessar as opções Configurações > Privacidade > Configurações de Conteúdo > Pop-ups e selecionar a opção Permitir que todos os sites exibam pop-ups (como na imagem abaixo).

DESBLOQUEIO DE POP-UP

Veja aqui como proceder o desbloqueio pop-up no Firefox ou aqui para desativar o bloqueio no Internet Explorer.

Pronto. Uma vez feita esta configuração, basta retornar à página de acompanhamento de inscrição e clicar novamente no botão “Gerar GRU”. Uma nova janela se abrirá e o boleto do Enem 2015 será exibido para impressão. Parece simples, mas a página de acompanhamento de inscrição não informa ao participante que precisa fazer o desbloqueio de pop-ups, coisa que sempre é informada de praxe, por exemplo, nos sites de comércio eletrônico que trabalham com vendas por boleto bancário.

Deixe nos comentários se esta dica resolveu seu problema e não deixe de compartilhar esta informação nas redes sociais para ajudar outros participantes que possam estar passando pelo mesmo problema no Enem 2015.

Esperamos que esta dica tenha ajudado. Não deixe de conferir também nossa dica de Apostila Digital para o Enem 2015, pois sem estudar não tem como tirar nota mil no Enem. Boa sorte!

Veja também: Como Superar os Erros no Site de Inscrição do Enem 2015

Larissa maio 28, 2015 às 22:37

Oiii, muito bom esse site, tirou minhas duvidas!!! obrigada

Responder

samuel maio 28, 2015 às 22:31

Olá , Na minha pagina inicial do enem , Não apareceu Gerar Gru e nem Declarar carência , E estou no Terceiro ano do Ensino medio , Foi por isso que não apareceu?

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: