Certificado de Conclusão do Ensino Médio Enem 2016

Atualizado em: abril 12, 2016

by Enem 2016 on 08/04/2016

Certificado de Conclusão do Ensino Médio Enem 2016: As provas do Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio) serão aplicadas no fim deste ano, no fim de outubro ou início de dezembro, em milhares de municípios brasileiros. As notas nas provas possibilitam aos candidatos, além da participação nos programas do MEC (Ministério da Educação), a certificação de conclusão do ensino médio. Quem fará o Enem com tal objetivo precisa ficar atento, pois a intenção precisa ser informada no ato da inscrição.

O cronograma oficial desta edição ainda será confirmado no Edital do Enem 2016, que já está sendo preparado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para ser publicado no Diário Oficial da União (DOU), provavelmente no mês de maio. Com base nas edições anteriores, a expectativa é de que o período de inscrições fique aberto entre o fim de maio e o início de junho.

As notas do Enem 2016 poderão ser utilizadas em quais objetivos?

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado pelo Governo Federal no ano de 1998. Até 2009, ele servia apenas para avaliar o desempenho dos estudantes ao fim da educação básica. Entretanto, a partir do referido ano, além de continuar como instrumento avaliativo, o Enem ganhou outras importantes atribuições e vem se consolidando a cada edição como a principal porta de acesso ao ensino superior no país.

Com o resultado individual do Enem 2016, os estudantes que estão concluindo o ensino médio terão o direito de concorrer a vagas em processos seletivos de programas do MEC que garantem a permanência e o acesso ao ensino superior, público e privado, em instituições de ensino de todo o país:

    Certificado de Conclusão do Ensino Médio Enem 2016

    Certificado de Conclusão do Ensino Médio Enem 2016

  • Sisu: Sistema de Seleção Unificada, por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas em seus cursos de graduação;
  • ProUni: Programa Universidade para Todos, em que faculdades particulares oferecem bolsas de estudo, integrais (100%) e parciais (50%), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Oferecido a estudantes brasileiros sem diploma de curso superior, com renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • Fies: Fundo de Financiamento Estudantil, que financia cursos superiores de estudantes de baixa renda matriculados em faculdades particulares reconhecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes);
  • Sisutec: Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica no qual instituições públicas e privadas, de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, oferecem vagas em cursos técnicos gratuitos.
  • Além dos programas gerenciados pelo Ministério da Educação, com a nota do Enem 2016 os candidatos também podem obter:
  • Certificação de conclusão do ensino médio: pode ser solicitada por estudantes maiores de 18 anos (completados até o primeiro dia de provas) que ainda não concluíram o nível básico de educação.

Como pedir o certificado de conclusão do ensino médio Enem 2016?

Os estudantes interessados em obter o certificado de conclusão do ensino médio Enem 2016 precisam ficar atentos ao período de inscrições, pois é durante esta etapa que deve ser informado o objetivo. Assim, ao se inscrever, o candidato precisa indicar a Instituição Certificadora entre as disponíveis pelo sistema. Esta escolha está diretamente ligada ao endereço residencial do estudante.

Só consegue a certificação os candidatos que atingem o mínimo de 500 pontos na redação do Enem 2016 e 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento das provas objetivas: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

As notas dos estudantes que se inscreverem com tal finalidade, tendo alcançado o aproveitamento exigido, serão enviadas pelo Inep às respectivas Instituições Certificadoras. Estas, por sua vez, terão o dever de proceder com a emissão dos certificados. Os estudantes, no entanto, serão responsáveis por requerer a emissão do certificado junto à instituição escolhida.

Apostila Digital do Enem 2016

Para mandar bem nas provas deste ano, é essencial escolher um material de estudo de qualidade. Sabendo disso, desenvolvemos a apostila do Enem 2016 (clique e conheça) com tudo o que o estudante precisa para conquistar excelentes notas. O material é completo e aborda todas as matérias de maneira simples e fácil. Além disso, conta com preciosas dicas para o desenvolvimento de uma redação nota 1000.

Prepare um cronograma de estudos e adquira o quanto antes sua apostila. O produto é entregue pelos Correios com total segurança e agilidade em qualquer lugar do país.

Curta a página do Enem 2016 no facebook e fique por dentro de todas as notícias do Exame!

Josi fevereiro 6, 2018 às 21:56

Fiz o Enem 2016, mas só consegui eliminar matemática. Será que ainda consigo pegar o certificado desda matéria?

Responder

maria aparecida da paixao janeiro 22, 2018 às 19:28

gostaria de saber como devo fazer para concluir o ensino medio fiz o enem 2017 as notas sao linguagem 438,ciencias 549,ciencias da natureza 528,matematica 485 ,qual o local que devo procurar ,ja fiz o ensino medio mas a escola nao achou a minha documentaçao por ter muitos anos e eu estou querendo fazer uma faculdade,espero um breve contado obrigada

Responder

Milena janeiro 19, 2017 às 00:05

Meu caso está assim:
Ciências da Natureza e suas Tecnologias 405.9
Ciências Humanas e suas Tecnologias 426.4
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 471
Matemática e suas Tecnologias 528
Redação 540
Consigo concluir o médio com essa nota?

Responder

Fabiana Ferreira Bispo abril 11, 2016 às 09:20

concluir ensino medio

Responder

renata olivas maio 11, 2016 às 05:10

Eu conclui o meu ensino medio pelo enem, e depois pela nota ganhei uma bolsa de 70% e conclui meu superior, hj fasso pós

Responder

alciron da silva maio 17, 2016 às 12:05

quero concluir o ensino medio

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: