Certificado do Ensino Médio Enem 2015

Enem 2015 certificado de conclusão do ensino médio: As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serão aplicadas no fim deste ano. Os participantes poderão utilizar seus resultados em diversos programas do MEC (Ministério da Educação). Além disso, as notas das provas podem garantir a alguns participantes a certificação de conclusão do ensino médio.

O resultado do Enem 2015 será divulgado no mês de janeiro de 2016. As notas poderão ser utilizadas nos processos seletivos do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) e Ciência sem Fronteiras. Outra possibilidade oferecida pelo exame é a obtenção do certificado de conclusão do ensino médio.

No processo de certificação, cabe ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) encaminhar o resultado dos participantes às instituições que, por sua vez, têm o dever de emitir o documento aos candidatos que fazem o requerimento do certificado. Conforme estabelece o Inep, as instituições certificadoras que são responsáveis por definirem os prazos e procedimentos complementares do processo.

Como obter o certificado de conclusão do ensino médio com o Enem 2015?

Certificado Ensino Médio Enem 2015

Os candidatos maiores de 18 anos que ainda não conseguiram concluir a fase de educação básica têm o direito de fazer inscrição no Enem 2015 a fim de pleitear a certificação do ensino médio com as notas das provas. Para isso, é preciso seguir as seguintes exigências:

  • Indicar, no momento da inscrição, a pretensão de obter a certificação utilizando a nota do exame e escolher a instituição certificadora responsável por emitir o documento;
  • Possuir 18 anos de idade ou mais;
  • Conseguir, no mínimo, 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento das provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática);
  • Conseguir, no mínimo, 500 pontos na redação do Enem 2015.

Quem cumprir com todas as exigências obterá a certificação do ensino médio com a nota do Enem 2015. As instituições certificadoras que estarão disponíveis para escolha durante as inscrições são Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. No endereço http://portal.inep.gov.br/web/enem/certificacao/ estão listadas para consulta as instituições cadastradas até o momento.

63 comentários em “Certificado do Ensino Médio Enem 2015”

  1. Eu fiz para eliminar só que não consegui em matematica e em redação tirei 400 mas nas outras consegui,posso pegar o certificado para fazer só matematica e as relacionadas a redação na escola?

  2. Estou no 3* ano do ensino medio
    fiz 18 anos em Janeiro
    Se eu quiser parar de estudar agora ou Repetir de série este ano
    é não pedir certificado poderei ingressar na faculdade se conseguir os pontos necessários?

  3. No meu caso faço 18 em agosto, só que em cima fala que tem que solicitar no cadastro a opção de concluir, mas que prova só será em setembro, dessa forma não poderei conseguir o certificado?

  4. Esse ano vai ser o primeiro ano que irei fazer o ENEM. Quero fazer para tirar o certificado de conclusão do Ensino Médio. A pergunta é : Msm esse ano sendo o primeiro ENEM que irei fazer, eu poderei tirar o certificado caso eu consiga os pontos necessários ?

  5. Completo 18 anos em novembro, uma semana depois da prova do Enem, e queria pegar certificado de conclusão do Ensino médio, será que consigo ?

  6. Minha filha completa 18 anos em junho de 2016,ela fez o ENEM de 2015 e passou,ela tem como usar essas notas p\ terminar o ensino médio no CEEBJA?

  7. Meu filho atingiu com sobra todas as materias, mas tem 16 anos, ele tem alguma possibilidade de solicitar a conclusão do ensino medio?

  8. Minhas notas no ENEM; 577.7 – 569.5 – 622.5 – 431.2 e 360.0, respectivamente. Tenho 53 anos e preciso do certificado do ensino médio pra ser FELIZ. Por favor, respondam-me.

    • Cara! Deu não:Conseguir, no mínimo, 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento das provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática);
      Conseguir, no mínimo, 500 pontos na redação do Enem 2015. xi

  9. O interessado em obter o diploma do ensino médio deve procurar a instituição certificadora que escolheu no ato de inscrição do Enem, para solicitar o certificado. As instituições certificadoras só aceitam as notas do último Enem realizado, ou seja, quem pretende obter o diploma em 2016 deve mostrar os resultados do Enem 2015. No caso de outras edições do Enem, ligue no 0800 616161 ou procure a Secretaria de Educação da sua cidade ou Estado.

    Documentos exigidos para certificação:

    • Carteira de identidade e CPF (cópias e originais);
    • Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia);
    • Comprovante de endereço com CEP (cópia);
    • Boletim individual de resultados expedidos pelo INEP referentes ao último Enem (cópia);
    • Declaração individual, devidamente assinada, que ateste não haver concluído o Ensino Médio (expedido na hora pela instituição certificadora);
    • Declaração individual, devidamente assinada, que autorize a utilização do resultado do Enem (expedido na hora pela instituição certificadora).

  10. minhas notas foram: 455.8; 433.2; 560.8; 485.3 e a redação 640.
    consigo o diploma do ensino médio?
    e como fazer para pegá-lo? obrigado.

      • Amigo, vamos lá! Você não atingiu a pontuação mínima exigida em uma das disciplinas, mas isso não quer dizer que não consiga o seu diploma. Se no ato da inscrição do ENEM você optou por aquirir o certificado do ensino médio, vá até a unidade que você indicou como órgão certificador e peça uma “Declaração de Proficiência”, com isso você poderá ir em alguma unidade do CEEJA da sua cidade e pedir para realizar as provas(são feitas por módulos) para eliminar as matérias correspondentes a disciplina que ficou pendente na nota do ENEM.

    • Cara acho que não vc teve uma nota 433,2 :tem que conseguir, no mínimo, 450 pontos em cada uma das quatro áreas de conhecimento das provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática);
      Conseguir, no mínimo, 500 pontos na redação do Enem 2015.

    • Você pega seu desempenho e leva no CEJA mais perto da sua casa, lá eles irão eliminar as disciplinas que você atingiu, as outras que ficaram você faz na instituição do Ceja mesmo.

  11. Ola gostaria de saber quando e que faz a prova de proficiência. Pq tirei 580 na redação e 490 em quase rodas as questões. tirando em matemática que tirei 398 mas preciso do da minha nota com urgência será q posso fazer alguma prova de fora ?

  12. Este é o terceiro ENEM que participo para obter o certificado de conclusão do ensino médio, tenho certificado de proficiência dos últimos dois anos, mas neste ano conseguir passar na matéria que sempre perdi, e tirei mais que 500 pontos em redação. A pergunta é: como faço para obter o certificado definitivo, uma vez que eliminei a matéria que não havia passado neste ENEM atual?

  13. Boa tarde

    Atingi o solicitado para obter o certificado de conclusão do ensino médio através do enem, gostaria de utilizar este certificado para tentar uma vaga no prouni porem o prazo para entrega do certificado fica muito alem da data para levar a documentação solicitada.
    Existe alguma forma de resolver este problema ?

    Obrigado

  14. consegui uma vaga pelo sisu para cursar agronomia e coloquei na minha inscrição do enem que queria receber o certificado do ensino médio pela nota do enem. como posso receber meu certificado????

  15. Bom dia!
    Minha nota final do enem foi 457,83, gostaria de saber se com esta nota eu consegui concluir o ensino médio?
    E aonde eu consigo retira o meu certificado se eu consegui.

    • Quando vc fez a inscrição do enem tinha a opção de marcar onde vc desejaria retirar o certificado de conclusão. A nota minima para obter o certificado é 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação. ok?

  16. Matriculei inúmeras vezes no 1 ano do ensino medio e sempre abandonei na metade do ano. Ao ir na secretaria pegar meu historico só me deram o historico de conclusão do ensino fundamental.
    Fiz o Enem 2015 e atingi a pontuação necessária para obter o certificado do ensino medio. Na documentação necessária para requerer o certificado consta que tenho que levar o historico do fundamental completo e do ensino medio.
    Minha dúvida é que pelo fato de eu ter me matriculado e não concluído nem o primeiro ano do ensino medio eu teria que apresentar algum documento sobre minhas tentativas do primeiro ano ou se só com o historico do ensino fundamental completo eu consigo requerer o meu certificado?

  17. Participei do ENEM 2015 para conseguir o certificado de ensino médio minha média final foi 457 pontos posso adiquirir o certificado?

  18. eu não lembro se marquei a opção de termina ensino médio com a nota do enem mas ja entreguei a documentação na secretaria de educação caso não tenha marcado pode da indeferido no documento então alguém sabe aonde posso consultar se marquei ou não to precisando do certificado por conta de um concurso ai

  19. ola
    Gostaria de sabe se com sertificado de proficiencia posso inicia na faculdade.
    Pois so falta matematica para que eu possa conquista o certificado definitivo

  20. Minha irmã tem 18 anos, conseguiu a pontuação na redação (600 e tanto) , e em 3 matérias (Mais de 450) e tirou trezentos e pouco em matemática, ela não vai conseguir tirar o certificado?

    • Nao irma pk so da pra ela tirar o certificado de proficiencia na regra do enem ele deixa bem claro tenk ter no minimo 450 pontos nas cinco disciplina e 500 pontos em redaçao

    • Minha filha tem 18 anos, conseguiu a pontuação na redação (550 e tanto) , e em 3 matérias (Mais de 450) e tirou trezentos e pouco em matemática, ela não vai conseguir tirar o certificado?

  21. Conseguir 480 na redação e os outros tirei a nota devida para concluir, alguém sabe se existe alguma brecha para eu ter o certificado mesmo tirando 480 ?

  22. Eu terminei o ensino fundamental,e parei os estudos… Fiz o enem em 2015, consegui as notas que precisava para obter o certificado de conclusão do ensino médio!

  23. Boa noite,
    eu fiz 740 na redação, acima de 500 em todos com exceção de Matemática, mas em Matemática fiz 441, sendo que o mínimo deveria ser 450. Será que há possibilidades de eu conseguir obter o certificado?

    • Infelizmente não. Você pode pegar o certificado de proficiência que garante as notas alcançadas nas matérias, e você precisará apenas fazer uma prova de matemática para obter sua conclusão.

      • Oi boa noite , onde posso adquirir esse certificado de proficiência, pois não conseguir a nota minima em matemática (400) :/

  24. gostaria de voltar a estudar pois por necessidade eu tive que trabalhar mais cedo,e parei na antiga 5seria do pri meiro grau

  25. Bom dia, caso tenha atingindo todos os requisitos, mas não tenha indicado na inscrição q deseja o certificado, ainda tem uma chance para conseguir?

  26. O aluno que está cursando o terceiro ano do ensino médio, que ainda é menor e não conseguir ser aprovado, ficar devendo alguma matéria pode conseguir o certificado de conclusão do ensino médio???

    • Possuir 18 anos de idade ou mais para pegar o certificado; e seguir as outras exigências que estão no texto acima.

    • Você pode fazer o ENEM quantas vezes você quiser. O Certificado de Conclusão do Ensino Médio serve para concluir o Ensino Médio (óbvio, como o nome já diz), então é lógico que você pode fazer antes de concluir o Ensino Médio.

  27. Boa tarde

    Fiz a prova do ENEM no ano de 2014, para conseguir ensino médio e faltou somente matemática, neste ano quero para conseguir Faculdade, estou tentando eliminar a matéria em SOROCABA, posso me inscrever.

    Tenho a declaração com as matérias que eliminei.

    Aguardo

    obrigada

    Divanil

  28. Com esse mesmo numero de inscrição que eu pego o certificado de conclusão do Ensino Médio eu posso entrar na faculdade?

    • Você não precisa ter completado 18 anos quando fez a inscrição, contanto que no dia das provas você já tenha completado 18 anos para poder obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio através do ENEM. Cuidado, para você poder obter o Certificado de Conclusão do Ensino Médio através do ENEM, você precisa ter escolhido essa opção no momento da inscrição e, após fazer as provas, basta entrar em contato com a instituição certificadora de preferência para obter o documento.

Deixe um comentário