Como calcular a nota do Enem 2015

Veja como calcular a nota do Enem 2015: O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2015 foi criado com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes que estão concluindo o ensino médio, porém hoje é utilizado como uma das principais formas de ingresso no ensino superior público e privado.

O Ministério da Educação (MEC), órgão responsável pelo Enem tem a expectativa de que a edição do ano de 2015 do Exame bata mais um recorde de inscrições, tornando-se assim a mais concorrida desde sua criação, no ano de 1998. O sucesso do Exame é atribuído ao fato da participação no Enem ser exigida como principal requisito em diversos programas do Governo destinados a conceder vagas ao ensino superior como o Sisu e o Prouni.

O edital do Enem 2015 deve ser divulgado no início do ano pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. As inscrições, assim como nas últimas edições, devem estar disponíveis a partir do mês de maio e deverão ser efetuadas somente pela internet e exclusivamente no site oficial do Enem 2015, no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/.

Quando os resultados individuais são divulgados, muitos estudantes ficam em duvida sobre como calcular a nota do Enem 2015. O cálculo da nota do exame não é tão simples e podemos dizer que não há apenas uma forma de cálculo.

Ao acessar o boletim de desempenho individual, o candidato saberá qual nota foi alcançada em cada uma das quatro áreas de conhecimento (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e Linguagens e Códigos) e também na redação. As notas nestes cinco quesitos podem variar de 0 a 1.000 pontos.

Nota do Enem 2015

Como calcular a nota do Enem 2015

Existem duas formas de Calcular a Nota do Enem 2015. O cálculo mais simples da nota do Enem 2015, e também mais utilizado, é a média aritmética ou média simples, que é alcançado quando o estudante faz a soma de todas as cinco notas alcançadas e dividi o resultado por cinco.

A segunda forma de cálculo é a média ponderada ou média complexa. Este cálculo é utilizado quando o candidato deseja concorrer a uma vaga em uma instituição que utiliza pesos diferenciados para determinados temas. A forma inicial é a mesma utilizada para o calculo simples, porém, se a instituição exigir por exemplo um peso 2 ao tema Matemática e suas Tecnologias, o candidato deve adicionar o valor exigido a nota obtida neste tema, o resultado obtido será a média ponderada do candidato.

Comece a se preparar com antecedência para o Enem 2015, quem começa a se preparar antes tem melhores chances de obter um bom desempenho no exame. Adquira a sua Apostila do Enem 2015 e inicie a sua preparação.

10 comentários em “Como calcular a nota do Enem 2015”

Deixe um comentário