Como Superar os Erros no Site de Inscrição do Enem 2015

Atualizado em: agosto 1, 2015

by Enem on 28/05/2015

Inscrição Enem 2015: Muitos estudantes estão relatando dificuldades para acessar o site de inscrições do Enem 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio. O motivo, justificado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), é o grande número de acesso nos mesmos horários. Por isso, o Instituto divulgou uma sugestão de horários alternativos em que o sistema não fica sobrecarregado.

De acordo com o último balanço divulgado pelo Inep, em 3 dias de inscrição, 1,6 milhões de candidatos já haviam se registrado. O número é inferior ao que foi apontado nas edições de 2013 e 2014 do Exame, visto que a marca de 1 milhão foi ultrapassada já no segundo dia do período de inscrições das duas últimas edições.

Dicas para fazer sua Inscrição do Enem 2015

ERROS NAS INSCRIÇÕES DO ENEM 2015 2 2

  • Conforme a nota divulgada pela organização do Exame, os melhores horários para inscrição no Enem 2015 são de 06 às 08h da manhã e a partir das 20h da noite. Quem tentar se inscrever em períodos diferentes corre grande risco de encontrar lentidão no site, ou até mesmo não conseguir carregar a página.
  • Outra dica importante para os interessados é de ordem técnica. Nas orientações ao Participante o INEP informa que o “sistema de inscrições foi homologado para ser acessível no navegador Firefox a partir da versão 37” (clique para baixar). Isto significa que o sistema de inscrições do Enem 2015, em tese, foi testado e otimizado para funcionar com navegador de Internet Firefox atualizado. Então participantes que acessarem o sistema por meio de outros navegadores tais como Chrome, Internet Explorer ou mesmo Firefox desatualizado podem enfrentar problemas, inclusive de carregamento da página e erros de codificação web.
  • Terminei a Inscrição mas não consegui imprimir a GRU. O que fazer? Este caso é fácil resolver. Ao terminar a inscrição, o participante que não recebeu a isenção automática tem por opções imprimir a GRU da taxa ou Declarar Carência pedindo a isenção. Se não conseguir fazer nenhum dos dois neste momento por falha de carregamento da página, o participante pode acessar a página de acompanhamento de inscrição em outro momento para tentar novamente. Porém deve-se ter atenção com os prazos.

As inscrições do Enem 2015 ficarão abertas até o dia 05 de junho, sexta-feira. Não há até o momento pronunciamento do INEP sobre possibilidade de prorrogação das inscrições. Para se cadastrar, o candidato precisa acessar a página http://enem.inep.gov.br/participante/, tendo em mãos o RG, número do CPF, endereço de e-mail pessoal e número de telefone válido (fixo ou celular). Candidatos que precisam de atendimento diferenciado devem indicar a necessidade durante o registro. O mesmo acontece para quem deseja obter a certificação do ensino médio.

O valor da taxa de inscrição do Enem 2015 é de R$ 63,00, entretanto, estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública não precisam pagar a quantia, pois são automaticamente isentos pelo sistema. Aqueles que não se enquadrarem na regra e não possuírem condição de arcar com a quantia podem pedir isenção no Enem 2015 preenchendo, durante a inscrição, a declaração de carência socioeconômica. O prazo final para pagamento da taxa é 21h59min do dia 10 de junho, quarta-feira.

A troca de informações entre todos é importante nessas horas. Se você está enfrentando outros problemas ou conseguiu fazer sua inscrição superando erros de outra forma deixe nos comentários suas dicas para ajudar os demais participantes que ainda não se inscreveram.

Com os meses que ainda restam até a aplicação das provas nos dias 24 e 25 de outubro, intensificar os estudos é primordial. Adquira aqui a apostila digital do Enem 2015 e saia na frente da concorrência se preparando com o melhor material de estudo disponível!

william maio 11, 2016 às 15:57

cara ta pedindo um codigo da escola eu ja coloquei e ta dando errado ainda o que faze\?

Responder

LUIZ ANTONIO JOSE DA SILVA JUNIOR maio 9, 2016 às 14:31

BOA TARDE!
ESTOU COM PROBLEMA E GRANDE! FIZ A INSCRIÇAO TODAS, FINALIZOU INFORMANDO QUE A INSCRIÇAO FOI REALIZADA
NAO GEROU NADA POIS ESTOU FINALIZANDO O ENSINO MEDIO ESSE ANO! QUANDO FUI EM ACOMPANHA DIGITEI MEU CPF E SENHA
INFORMA QUE NAO ESTA CADASTRADO! POIS BEM VOU EM FAZER NOVAMENTE AGORA DIZ QUE EU NAO COMPARECI NO ENEM 2015
E DIZ PRA GERA UMA GRU OU JUSTIFICAR NEM UMA COISA NEM OUTRA DA OPÇAO! NAO SEI O QUE FAZER FERRO TUDO! TELEFONES NAO ATENDEM.

Responder

LUIZ ANTONIO JOSE DA SILVA JUNIOR maio 9, 2016 às 14:32

HA SIM NEM FIZ INSCRIÇAO PRO ANO PASSADO E O 1 ENEM QUE VOU PARTICIPAR

Responder

Sabrina Santos julho 25, 2015 às 12:51

Estou tentando acessar a página do participantes mas no site solicita que é necessário atualizar o navegador, porém ele já está atualizado.

Responder

Ana Beatriz Magalnhaes Lopes maio 28, 2015 às 19:57

inscricoes para o enem

Responder

marcia outubro 7, 2015 às 11:11

eu declarei carencia mas so agora vcs vem me cobrando a taxa de incriçao assim nao da ne eu vou ficar de fora do enem por que vcs erraram se eu nao fizer o enem eu vou processar vcs

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: