Contagem regressiva para as Provas do Enem 2015

Atualizado em: outubro 18, 2015

by Enem on 18/10/2015

Chegou a reta final! Muitos estudantes ainda não acessaram o local de prova, que acontecem neste fim de semana. Cuidado! Acerte seus relógios e fique atento ao horário de Verão!

Saiba onde será seu local de prova do Enem 2015: Está chegando o dia do Exame Nacional do Ensino Médio e isso faz crescer a expectativa entre os mais de sete milhões de candidatos inscritos para o segundo maior teste de conhecimentos do mundo. Muitos estudantes ainda não sabem o local de provas do Exame, que acontecem nos dias 24 e 25 de outubro. O Exame foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para avaliar o nível de aprendizagem dos alunos do último ano do ensino médio, porém, hoje os objetivos de quem se inscreve para realizar as provas é o acesso ao ensino superior.

A grande maioria dos participantes deseja através das notas obtidas nas provas do Exame conseguir uma vaga em instituições de ensino superior públicas ou privadas, já que programas como FIES, PROUNI e SISU exigem que seus futuros candidatos tenham participado antes do Exame. Porém, há aqueles que desejam obter o certificado de conclusão do ensino médio, sem contudo excluir a possibilidade de continuar os estudos.

Com as mudanças realizadas nas provas do Enem 2015, que é informada pelo candidato no momento em que realiza a inscrição para o Exame, os locais onde as prova serão realizadas são divulgados apenas algumas semanas antes da data de sua aplicação e esta informação é feita através do cartão de confirmação de inscrição.

Cartão de Confirmação Enem 2015

Contagem regressiva para o Enem 2015

Última semana para o Enem 2015

O Cartão de Confirmação do Enem 2015 é um documento emitido pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, nele os candidatos encontram além informar o local de prova, trás informações importantes como número de inscrição, opção de língua estrangeira, se for o caso, indicação de atendimento especial e se o candidato realiza o Enem com o objetivo de conseguir o certificado de conclusão do ensino médio.

A distribuição do Cartão nesta edição será TOTALMENTE ONLINE, não haverá entrega do cartão no endereço informado pelo candidato no dia em que se inscreveu para o Exame! Somente será possível que os candidatos acessar o local de prova no Portal do Participante no eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante/. É importante consultar e imprimir o Cartão de Confirmação de Inscrição. Para maiores orientações, recuperação de senha e outras dúvidas, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161. Não deixe de consultar do local de prova do Enem.

Algumas dicas para os candidatos do Enem 2015

Não se atrase: As provas seguirão o Horário de Brasília, (lembrando que em Brasília e outros 10 Estados estarão em Horário de Verão). A abertura dos portões será ao meio dia e fechamento às 13h00. Não será permitida entrada após às 13h00. Às 13h30min os candidatos poderão abrir os cadernos de questões e iniciar o Exame. O atraso é um dos grandes causadores da eliminação dos candidatos, por esse motivo é recomendado que os candidatos ao tomarem conhecimento do local onde irão realizar as provas do Enem 2015 e chegar pelo menos uma hora mais cedo. Façam com antecedência o trajeto, memorizando o itinerário, bem como avaliando as melhores opções de transporte, diminuindo assim as chances de que ocorram imprevistos.

Leve somente o necessário e o que é permitido: a lista do que é e do que não é permitido levar nos dias das provas está no Edital do Exame, leia o edital com atenção para não portar nenhum material proibido.

Descanso: é fundamental que na véspera dos dias das provas do Exame o candidato descanse, durma cedo e relaxe, para ter condições de no dia, se concentrar apenas no que é mais importante, responder às questões das provas do Enem 2015.

Em breve teremos mais informações sobre o Enem 2015 no Facebook, acompanhe aqui a cobertura completa das provas e a divulgação dos gabaritos em tempo real.

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: