Conteúdo Programático do Enem 2015

Atualizado em: agosto 1, 2015

by Enem on 01/08/2015

Conteúdo Programático Enem 2015: No fim do ano teremos mais a aplicação das provas do Enem 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio. São esperadas aproximadamente 10 milhões de inscrições, número recorde entre todas as edições. Nestes meses de preparação, os estudantes precisam ficar por dentro de todo o conteúdo que será abordado nas provas.

O Enem 2015 é organizado pelo Inep, http://portal.inep.gov.br/ (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), uma autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC). Cabe ao Inep gerenciar todas as etapas do Exame, desde a elaboração das regras, aplicação das provas e divulgação dos resultados.

Matriz de referência Enem 2015: conteúdo das provas

Conteúdo Programático do Enem 2015

Todo o conteúdo das provas do Enem 2015 é estabelecido por meio de matrizes de referência que contemplam quatro áreas de conhecimento. O Exame é constituído de uma redação dissertativo-argumentativa e 180 questões de múltipla escolha, divididas igualmente entre as quatro áreas que abordam as seguintes matérias:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais.

Conforme estabelece a matriz de referência do Exame, são eixos cognitivos comuns a todas as áreas de conhecimento: Dominar linguagens, Compreender fenômenos, Enfrentar situações-problema, Construir argumentação e Elaborar propostas.

As questões do Enem 2015 são em nível de ensino médio. Assim, as provas não apresentam alto nível de dificuldade. Entretanto, pelo tamanho e número de questões, o Exame torna-se cansativo e exige raciocínio rápido e lógico dos participantes. Daí a importância do desenvolvimento do hábito de leitura.

A redação do Enem 2015, avaliada de 0 a 1000 pontos, possui peso considerável na nota final. O tema é escolhido e mantido em sigilo até o dia de aplicação da prova.

A melhor maneira de ficar por dentro de tudo o que será cobrado nas provas é se preparar com a apostila digital do Enem 2015 (clique e conheça), um material completo que já auxiliou milhares de estudantes a conquistarem excelentes notas no Exame. Além de abordar todo o conteúdo programático das provas, a apostila conta com preciosas dicas para a elaboração de uma boa redação.

alex moura campos setembro 25, 2015 às 11:16

quero fazer oenem

Responder

Ieda Santos Marreira da Silva agosto 1, 2015 às 12:32

Quero fazer a inscrição por Enem não to conserguindo

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: