Conteúdo Programático Enem 2015

Atualizado em: agosto 12, 2015

by Enem on 12/08/2015

Conteúdo programático Enem 2015: Nos dias 24 e 25 de outubro serão aplicadas, em aproximadamente 2.000 municípios brasileiros, as provas do Enem 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio. Ao todo, são praticamente 8,5 milhões de candidatos inscritos. Com o número de concorrentes elevado, larga na frente quem assimilar a maior quantidade do conteúdo das provas.

Os assuntos do Enem 2015 serão divididos entre quatro áreas de conhecimento distintas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Serão 45 questões de cada uma das áreas, totalizando 180 no geral. As duas primeiras serão aplicadas no sábado (24) e as duas últimas, juntas da redação, no domingo (25).

Redação Enem 2015: Possíveis temas

Conteúdo Programático Enem 2015

Conteúdo Programático Enem 2015

Uma das partes do Exame que mais preocupa os estudantes é o texto de caráter dissertativo-argumentativo, avaliado de 0 a 1.000 pontos, que deve ser feito no último dia. O tema da redação do Enem 2015 será mantido em sigilo até o momento de aplicação da prova. Entre os possíveis estão: Desenvolvimento sustentável, escassez de recursos naturais, intolerância religiosa, tráfico de drogas e violência urbana.

O segredo para mandar bem no dia do Exame é praticar ao máximo com todos os possíveis temas. O assunto escolhido abordará o cotidiano brasileiro, exigindo conhecimento de causa e bons argumentos por parte dos candidatos. Assim, é imprescindível acompanhar noticiários via TV, rádio, jornais, revistas e internet.

Matérias que caem no Enem 2015

Abordadas pelas quatro áreas de conhecimento, as matérias que caem no Enem 2015 não fogem daquilo que deve ser estudado ao longo do ensino médio. A abordagem e divisão se dão da seguinte maneira:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável por organizar o Exame Nacional do Ensino Médio, estabelece na matriz de referência do Enem 2015 que os eixos cognitivos comuns a todas as áreas de conhecimento são: Domínio das linguagens, compreensão dos fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentações e elaboração de propostas.

Todos os assuntos e matérias das provas estão disponíveis para estudo na apostila digital do Enem 2015 (clique e conheça), um dos melhores materiais de apoio disponíveis para aqueles estudantes que desejam mandar bem nas provas. A nota no Exame é essencial para uma boa colocação nos processos seletivos do Sisu, ProUni, Fies, Sisutec e Ciência sem Fronteiras. Prepare-se e boa sorte!

alexandre pereira de araujo agosto 25, 2015 às 23:40

quero me escrever mais não estou entendendo

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: