Dicas Enem 2015 para o Dia das Provas

Atualizado em: outubro 3, 2015

by Enem on 03/10/2015

O Enem 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio será realizado nas próximas semanas, nos dias 24 e 25 de outubro. Queremos ajudar você estudante dando dicas de como lidar com o stress e estar realmente preparado para as provas. Saber lidar com a ansiedade existente durante os dias que antecedem a realização das provas e principalmente a tensão nos dois dias da aplicação do Enem 2015 pode fazer muita diferença no resultado final.

Não estudar no último dia antes das provas e muito menos nos dias das provas são dicas de certa forma “antigas” para vestibulares e concursos. Mas não custa nada lembrar ao estudante que isto não trará benefícios. A véspera do exame deve ser usada para descansar. Em vez de fazer as últimas leituras, o que gerará cansaço para a prova e cabeça cheia, o estudante deve simplesmente relaxar e se concentrar em si para as provas. O benefício é bem maior, sem dúvidas.

Relaxar Enem

Descanso ao máximo nesta semana que antecede a realização das provas evita stress. Também deve-se não fazer exercícios pesados, que possam trazer dores no corpo. A questão física é tão importante quanto a psicológica e não deve ser esquecida.

Dicas sobre o Local de Prova

A primeira recomendação parece ser algo simples, mas é de fundamental importância: pesquisar sobre o local de prova do Enem 2015. Se o objetivo é eliminar tudo que possa trazer mais ansiedade e tensão no exame então é muito importante o estudante conhecer o local onde fará suas provas. Deixar para a última hora ou tentar adivinhar o local são preocupações a mais e completamente desnecessárias.

Outra dica importante é chegar com no mínimo 30 minutos de antecedência ao local. Esse tempo é essencial para que o estudante dê uma “respirada” e não perca a concentração.

Todos que tiveram suas inscrições feitas de maneira correta e devidamente aprovadas terão acesso à informação sobre o local de prova e o cartão de confirmação de inscrição ENEM 2015 na página do Participante. No cartão haverá as informações do número de inscrição, data, local e horário de realização das provas.

Os Correios NÃO farão a entrega do documento, portanto acesse o portal do INEP informado no final deste texto, faça a impressão e realize desde já um reconhecimento completo sobre a localização, distância, vias de acesso, condições de trânsito e transporte público. Isso evita um dos maiores transtornos que os participantes passam no primeiro dia de prova tais como engarrafamentos ou perder-se.

Acesso à Sala de Provas

Conteúdo Programático do Enem 2015

O acesso à sala de provas também exige preparativos importantes que merecem atenção especial por parte do estudante, o qual deve estar atento em levar consigo e apresentar documento oficial de identificação com foto. Saiba quais são aceitos:

  • Carteira de Identidade emitida por Secretaria de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Civil e Militar ou Polícia Federal (Para estrangeiros, deve-se apresentar Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores);
  • Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação;
  • Carteira de trabalho e Previdência Social;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte; e
  • Carteira Nacional de Habilitação com foto.

Em caso de perda de documentos será possível participar do exame. Para isto o participante deve apresentar Boletim de Ocorrência. São aceitos boletins com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova.

Dicas de Horários e Duração

Não chegue atrasado! Lembre-se também de que os portões, que serão abertos às 12 horas de acordo com o horário oficial de Brasília, fecharão uma hora depois, às 13 horas, nos dois dias (sábado e domingo). As provas tem início às 13h30min, após realizaçõs dos procedimentos de segurança pelos fiscais de sala.

No sábado serão feitas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. São 4 horas e 30 minutos para resolver 90 questões (45 de cada área). Já no domingo serão 5 horas e 30 minutos para resolver 90 questões, sendo 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias além de desenvolver a redação.

Questões do Exame

Provavelmente as provas terão enunciados menores neste ano segundo o próprio Ministério da Educação (MEC). Nos dois últimos anos muitos estudantes como também especialistas e professores reclamaram do tamanho dos enunciados que em alguns casos eram de certa forma dispensáveis para resolver a questão.

Não se esqueça de levar caneta preta feito de material transparente, documento de identificação oficial com foto e o Cartão de confirmação de inscrição do Enem 2015 nos dias de prova.

Página do Participante: http://enem.inep.gov.br/participante/#/paginaInicialEnem

Curta e compartilhe o Enem 2015 no Facebook. Boa sorte!

Joice Santos Soua outubro 8, 2016 às 18:29

Onde vou fazer a prova

Responder

Ariany Stockler da Silva outubro 22, 2015 às 00:33

Gostaria de saber porque a minha inscrição está não confirmada se sou isenta? Não vou fazer as provas? Vou poder fazer ano que vem?

Responder

Evani Ferreira outubro 19, 2015 às 07:45

Gostaria de saber o local onde vou realizar a prova não consegui encontrar.

Responder

Helly Buchmann outubro 17, 2015 às 22:36

#Ansiosa pro dia da provs.

Responder

lucia breves outubro 8, 2015 às 08:38

gostaria de saber como faço para mudar o lugar da prova do meu filho – pois colocaram meu filho para fazer prova no outro lado da cidade, poxa voces tem o endereço e onde moramos tem ate de mais e colocaram meu filho em uma area de risco e ele e uma criança.

Responder

Maria outubro 14, 2015 às 06:54

Infelizmente não tem jeito. Isso aconteceu comigo ano passado. Eu moro em um lado da cidade e meu local de prova ficava totalmente do lado oposto. Não tem jeito de mudar pq a organização dos locais de prova são por ordem alfabética, então mudar seu filho de lugar além de ser uma certa “injustiça” com outros geraria um “caos”

Responder

marcelo menezes outubro 6, 2015 às 09:58

evar local da pova pelo emio ja cadastrado em murae etc sugiro facudade vertual grtes a tdso eduçao e um dereto copra a contuiçao

Responder

Pedro Botelho outubro 4, 2015 às 20:44

Parabéns

Responder

Pedro Botelho outubro 4, 2015 às 20:44

Obrigado

Responder

Fabrício Ferreira campos libotti outubro 6, 2015 às 22:51

Como faço pra ver onde vou fazer a prova não estou conseguindo

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: