Edital do Enem 2015

Atualizado em: agosto 11, 2015

by Enem on 15/05/2015

Edital do Enem 2015: como consultar? O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgará nesta segunda-feira (18/05) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2015), conforme havíamos previsto. As inscrições terão início no dia 25/05 e permanecerão abertas até o dia 05/06. As provas serão aplicadas nos dias 24/10 e 25/10 de outubro. Espera-se para esta edição recorde de inscritos podendo superar os 9,5 milhões de participantes da última edição.

Criado pelo Governo Federal no ano de 1998 e gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Exame Nacional do Ensino Médio se aproxima de mais uma edição. Assim como vem acontecendo nos últimos anos, a aplicação das provas deverá ser mantida para os dias 24 e 25 de outubro.

No início o objetivo do Enem era avaliar o desempenho dos estudantes que concluem o ensino básico. Entretanto, a partir de 2009, grandes mudanças foram implantadas. Agora aos estudantes que participam das provas são oferecidas grandes oportunidades de permanência e acesso ao ensino superior, por meio de programas do MEC, em universidades federais, estaduais e institutos de todo o Brasil.

Como acessar o edital do Enem 2015?

Edital do Enem 2015

Todas as novas regras, cronograma oficial e demais informações aos participantes são encontradas no edital do Enem 2015. O Inep é o responsável pela elaboração do documento que rege o Exame. A principal novidade deste ano é a exigência de nota mínima no Exame de 450 pontos para novos contratos do Fies – Programa de Financiamento Estudantil. Isto aumentou consideravelmente a importância da prova uma vez que anteriormente não havia esta exigência. Outro ponto controverso foi o aumento do valor da taxa de inscrição para R$63,00.

Para consultar o edital do Enem 2015, o estudante precisa acessar o site oficial do Inep. Além do cronograma, requisitos e documentação necessária, o edital fixa regras sobre a conduta do estudante durante as provas. Assim, é importante ficar atento e incluir uma leitura atenta do edital na rotina de estudos e preparação para o Exame.

A expectativa anterior era de que o edital confirmaria o início do período de inscrições do Enem 2015 para meados de maio, seguindo aquilo que já vinha sido adotado nas últimas edições do Exame. Todavia, devido à renúncia do ex-Ministro da Educação Cid Gomes, que previa um novo modelo para o Enem, todo cronograma teve que ser alterado.

Com a nota do Enem 2015, os candidatos poderão participar dos processos seletivos do ProUni (Programa Universidade para Todos), Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), Sisutec (Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) e Ciência sem Fronteiras.

Aproveitem os meses que ainda restam até a aplicação das provas e se preparem com o melhor material de estudos: a apostila do Enem 2015 (clique e conheça). Bons estudos e boa sorte!

adriel maio 27, 2015 às 15:36

Eu estou anssioso para fazer o exame,porque é uma oportunidade que tenho de ter um futuro melhor

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: