Enem 2015: Como se Inscrever

Como se inscrever no Enem 2015: Foi dada a largada para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2015. Criado em 1998 pelo Governo Federal, o Exame brasileiro já é um dos maiores do mundo. No ano de 2009 o Enem passou por uma reformulação e começou a ser utilizado como forma de seleção unificada nos processos seletivos das universidades públicas federais. A mudança teve como principais objetivos democratizar as oportunidades de acesso às vagas federais de ensino superior, induzir a reestruturação dos currículos do ensino médio e possibilitar a mobilidade acadêmica.

No início do mês de maio o Inep publicará o edital do Enem 2015, com todos os detalhes do processo, confirmando o período e procedimentos de inscrição, ditando as regras e cronograma das datas das provas, divulgação do gabarito e do resultado.

As inscrições do Enem 2015 terão início no dia 25/05/2015 até o dia 05/06/2015 no site http://enem.inep.gov.br/. No ato da inscrição o estudante deve primeiramente informar seu CPF e sua data de nascimento. Depois deverá fornecer várias informações pessoais, educacionais e socioeconômicas, inclusive do seu grupo familiar, que são campos são de preenchimento obrigatório.

Além das informações de caráter obrigatório, é durante o processo de inscrição que o estudante deve escolher a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), o local de prova, se terá eventual necessidade de atendimento especial para fazer a prova e se deseja utilizar fazer o Enem 2015 para obter o certificado de conclusão de ensino médio.

Taxa de Inscrição e Isenção no Enem 2015

Inscrições e Resultado Enem 2015

A taxa de inscrição do Enem 2015 será de R$63,00. Os concluintes do ensino médio em escolas públicas são automaticamente isentos do valor. Todos os outros candidatos que não vão concluir o segundo grau neste ano devem pagar a taxa, sendo possível ainda declarar carência e solicitar isenção no Enem 2015.

As provas do Enem 2015 serão realizado nos dias 24 e 25 de outubro. O exame tem quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha por prova e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio: ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.

Vai fazer as provas do Exame? Então comece já a se preparar com a Apostila do Enem 2015, o melhor material de estudos disponível na Internet. Não deixe também de curtir e compartilhar o Enem 2015 no Facebook. Bons estudos e boa sorte!

47 comentários em “Enem 2015: Como se Inscrever”

  1. Olá, gostaria de tirar minha duvida
    Eu conheço um Rapaz q não conseguiu se cadastra para o e nem pois ele não é reconhecido paternalmente, ele deixa em branco mas volta tudo ao inicio.. Como ele faz pra cadastra?
    Esse ano já foi mas ano que vem.. Ele vai deixar de passar essa oportunidade!
    Aguardo Respostas..

  2. Como faço para me inscrever no enem 2015 ? Ao tentar abrir a página de inscrição só da erro e não consigo chegar até a parte da desejada ,mandam atualizar algo que já se encontra atualizado . Gostaria de mais informção sobre o processo de inscrição . Obrigado !

  3. a vida é bela quando se pode estuda ate porque sem estudos nós não somos nada saber lé e escrever é uma luz que clareia o mundo ai vem todos concimento

  4. Bom dia!!!Desejaria a ter a oportunidade de concluir meus estudos.E desde ja agradeço pela chance de conseguir concluir!!!!Obrigada!!!

  5. neste ano espero quer no périodo das inscrições ,não aconterça tumúto ,no atendimento para escreverme para as prova do enem.Pois ano passado não consegui me escrever.

  6. Muito bom e bem elaborado.
    Quero deixar aqui meu email
    Parar receber novas noticias
    Sobre o enem e prouni
    Atenciosamete

  7. gostaria de escrever,o que falta no exame; A disponibilidade de vagos pra pessoas mais idosas, com finalidade de mudar o analfabetismo no brasil.ativas
    Acredito que falta pulitricas educativas no nosso pais?

  8. quero saber sobre o enem ja coclui o meu ensino medio mas nao fiz a prova do enem como faço e obrigadu fazer e quero entra pra uma faculdade como faço

  9. gostaria que o ministério da educação nos desse uma pista da redação deste ano de 2015 do Enem
    pra que nos temos tempo para elaborar uma boa redação,sabemos que não é permitido dá o tema da redação,porque isto seria uma falta de ética mais dá uma pista do tema da redação,não prejudicaria nem um candidato ão uma faga a Universidade, sei que todo ano tem um tema diferente e questões deferente com testo comprido que ocupa todo o nosso tempo para responder esta questões gostaria que diminui-se as perguntas das questões de português,historia,geografia não é necessário que todo candidato tenha tempo pra elaborar um boa redação sem se preocupar com tema.

Deixe um comentário