Enem 2015: Isenção de Taxa de Inscrição

Isenção da taxa de inscrição Enem 2015: Milhões de estudantes vão participar do Enem 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições começam em 25 de maio (segunda-feira) e as provas devem ser aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. Alguns participantes são obrigados a pagar uma taxa de participação. Outros, por sua vez, conseguem isenção automática ou podem requerer o benefício no ato da inscrição.

As inscrições do Enem 2015 são feitas exclusivamente no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), disponível no endereço http://enem.inep.gov.br/ entre os dias 25/05/2015 e 05/06/2015. Ao fim do registro, o sistema gera uma Guia de Recolhimento da União (GRU), também chamada de boleto do Enem 2015, no valor de R$ 63,00. Este valor deve ser pago até o último dia estabelecido em edital, sob pena de invalidação da inscrição.

Como declarar carência no Enem 2015?

Enem 2015 Isenção de Taxa de Inscrição

No Enem 2015 são automaticamente isentos do valor correspondente à taxa os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública. Entretanto, membros de família de baixa renda que não possuem condições de arcar com o valor têm o direito de pedir isenção do pagamento.

A isenção do Enem 2015 é concedida aos candidatos que, no ato da inscrição, preenchem a declaração de carência no portal do Inep. É importante lembrar que o processo de inscrição é automático, entretanto, o Inep reserva-se no direito de exigir do candidato documentos que comprovem as informações prestadas. Portanto, é obrigação de cada um responder pela veracidade dos dados.

Quem declarar carência no Enem 2015 deverá aguardar a resposta do Inep. Sendo aceita, o candidato é dispensado do pagamento. Caso seja recusada, é necessário gerar o boleto para pagamento até a data pré-estabelecida, como todos os outros candidatos não isentos. O boleto do Enem é pago apenas em agências do Banco do Brasil.

Aproveitem os meses que ainda restam até a aplicação das provas e comecem a se preparar com o melhor material de estudos disponível: a apostila digital do Enem 2015 (clique e conheça). Milhares de estudantes estão matriculados em cursos superiores graças ao auxílio da apostila. Bons estudos e boa sorte!

22 comentários em “Enem 2015: Isenção de Taxa de Inscrição”

  1. Minha inscrição não foi confirmada, isso é um absurdo estudei somente em escola pública, no ato da inscrição fiz tudo certo e me negaram o direito de fazer o enem 2015.

  2. venho atraves deste email solicitar minha inseçao da taxa do enem 20145 grato osmarin a

Deixe um comentário