Enem 2015: O que é e como funciona

Veja aqui o que é e como funciona o Enem. Como garantir sua inscrição

Mais uma grande oportunidade para quem deseja ingressar no ensino superior utilizando Programas do Governo Federal e de quebra testar o nível de conhecimentos, vem ai mais uma edição do que hoje pode ser chamado um dos maiores teste de conhecimentos do mundo, o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2015. Veja o que é a seguir.

Como funciona o Enem 2015? inicialmente criado apenas como instrumento para avaliar o nível de conhecimento dos estudantes do último ano do ensino médio, hoje é utilizado como principal critério para participação e forma de seleção dos principais Programas do Ministério da Educação voltados para o ingresso no ensino superior, (ProUni, Fies, SiSu).

O Exame também pode ser utilizado para obter o certificado de conclusão do ensino médio. Para esse fim, o candidato que se inscreve para o Enem 2015 teve ter 18 anos ou mais de idade e no momento da inscrição informar que deseja realizar a nota obtida para ter direito ao certificado.

Inscrições, como funciona e onde Fazer

As inscrições para o Enem 2015 so podem ser feitas pela internet. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site disponibilizado pelo MEC, o http://enem.inep.gov.br/. O período de inscrições será conhecido com a publicação do Edital do Exame, que deve ocorrer em breve, mas tendo como base edições anteriores, as inscrições para o Enem 2015 devem ocorrer no início de maio, com a expectativa de que as avaliações ocorram no final do mês de outubro.

Quem se inscrever para o Enem 2015 terá de desembolsar o valor de R$63,00 (sessenta e três reais), referente a taxa de inscrição. Estão isentos do pagamento da taxa de inscrição os candidatos que estiverem no último ano do ensino médio e que estudem em escolas da rede pública e também os candidatos que declarem carência social. Todas estas informações devem ser comprovadas através de documentos.

No ato de inscrição para o Enem 2015 o candidato deve fornecer os números de CPF e identidade. Além de informar em qual cidade brasileira quer realizar a avalição, se necessita de algum tipo de atendimento especial, qual o tipo de língua estrangeira fara parte de sua avaliação (inglês ou espanhol), declarar carência sócio econômica.

Os candidatos que se inscreverem para o Enem 2015 devem anotar o número de sua inscrição e cadastrar uma senha. Este é um procedimento muito importante, pois estas informações serão úteis para quem utiliza o Enem com intenção de participar dos Programas do MEC que concedem ingresso ou benefícios no ensino superior.

Fiquem atentos, aqui é possível encontrar as datas oficiais para as inscrições do Enem 2015, então não deixe de visitar o nosso site.

16 comentários em “Enem 2015: O que é e como funciona”

  1. boa tarde
    estou terminando a 8 serie do ensino fundamental via supletivo
    gostaria de saber se quando eu estiver cursando o 1ano do ensino medio
    posso fazer a prova, Para terminar o ensino medio???
    Atenciosamente
    Marcos Vinicius Perez

  2. Fiz minha inscrição em Cuiabá, posso fazer a prova em SP? e estou no penultimo ano do ensino medio .
    Segundo colegial a nota valerá para meu vestibular quando eu completar o ensino medio?

  3. Tenho uma viagem marcada pra mesma data da prova, pra outro estado, posso fazer minha inscrição na minha cidade atual? E fazer a prova na cidade e estado diferente?

    • Pra acumular pontos não vale mais, antigamente as notas valiam para ate dois anos, mas esse ano não, mas se tu quiser fazer para testar e “treinar” pode ficar a vontade, as notas não valem para nada

  4. BOA TARDE,

    GOSTARIA DE SABER SE COM A NOTA DO ENEM EU CONSIGO ME FORMA NO ENSINO MEDIO E COM ESSA MESMA NOTA INGRESSAR AO ENSINO SUPERIOR ?

    OBRIGADA

  5. No ato da inscrição tem uma pequena falha. Essa está nos campos de Endereço e Bairro, não é possível preencher.

Deixe um comentário