Enem 2015 para encarcerados do Sistema Prisional

Atualizado em: outubro 15, 2015

by Enem on 15/10/2015

Enem 2015 no Sistema Prisional: O Ministério da Educação (MEC) divulgou as regras e escolheu as datas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os candidatos privados de liberdade. As inscrições já foram abertas e assim permanecerão até o dia 23 deste mês, numa sexta-feira. As provas serão aplicadas nos dias 01 e 02 de dezembro deste ano.

Conforme estabelece as regras dessa modalidade do Exame, só poderão participar das provas os candidatos que estão privados de liberdade e os jovens que cumprem medidas socioeducativas. O período de inscrição do Enem 2015 para privados de liberdade foi aberto na última quinta-feira, dia 01 de outubro. As provas serão aplicadas nas unidades prisionais e socioeducativas que firmaram seus respectivos termos de compromisso junto ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Como se inscrever no Enem 2015 para privados de liberdade?

Enem

Enem

De acordo com o que estabelece o Inep, as inscrições do Enem 2015 para privados de liberdade devem ser feitas exclusivamente pelos responsáveis pedagógicos das unidades prisionais. Estes, deverão efetuar os registros dos interessados no site oficial http://sistemasespeciais.inep.gov.br/unidadesprisionais.

O conteúdo e a distribuição das provas do Enem 2015 para esses casos são idênticos ao Exame que será aplicado nos dias 24 e 25 de outubro para candidatos de todo o país. As provas serão constituídas de 180 questões de múltipla escolha e uma redação dissertativo-argumentativa. As questões serão divididas em igual número entre quatro áreas de conhecimento:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Abrange os conteúdos de Química, Física e Biologia;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Conteúdos de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Conteúdo de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação;
  • Matemática e suas Tecnologias: Abrande o conteúdo de Matemática do ensino médio.

Data das Provas para o Sistema Prisional

As provas das duas primeiras áreas de conhecimento serão aplicadas no sábado, dia 01 de dezembro, das 13h às 17h30min. Por sua vez, as provas das duas últimas áreas de conhecimento, junto da prova de redação do Enem 2015 privados de liberdade, serão aplicadas no domingo, dia 02 de dezembro, das 13h às 18h30min. Em todos os municípios do país será levado em conta o horário oficial de Brasília/DF.

As notas do Enem 2015 privados de liberdade poderão ser utilizadas para a solicitação do certificado de conclusão do ensino médio, dependendo do desempenho do participante. Além de buscar a certificação, os candidatos também terão o direito de concorrer a vagas nos processos seletivos do ensino superior, como os já conhecidos Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e ProUni (Programa Universidade para Todos).

Facebook

Para mais informações sobre tudo o a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio, visite mais vezes nosso site, leia outras notícias publicadas e curta a página do Enem 2015 no facebook!

Almir Felizardo janeiro 12, 2016 às 20:47

foi muito bom ter feito o enem este ano no sistema prisional, esta é a melhor forma de reeducar pessoas que estão privado de sua liberdade
parabéns aos organizadores e tambem aos pedagogos das unidades.

vi e ouvi o ministro mercadante falando sobre a redação do enem deste ano, na rua; que era a persistencia da violencia domestica.
assunto polemico! mas acho que tem que mudar o conceito destes agressores. punir e fazer Eles pagarem indenização a mulher ou ente querido agredido.

Responder

Leo Miyaoka dezembro 29, 2015 às 01:49

Gostaria de receber informações sobre o conteúdo programático das materias

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: