INEP

Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)

Um dos mais antigos e renomados Institutos de Pesquisas do Brasil, com quase 80 anos de existência o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira ou INEP, é o órgão com status de autarquia federal vinculado ao Ministério da Educação responsável por realizar pesquisas e estudos e avaliar o sistema educacional do país.

Conhecendo a história do INEP

No ano de sua criação em 1937 o Instituto recebeu o nome de Instituto Nacional de Pedagogia e começou a funcionar efetivamente um ano após sua criação mudando mais uma vez de nome para Institutos Nacionais de Estudos Pedagógicos tendo como primeiro diretor geral o professor Lourenço Filho.

Por decreto cabia ao INEP fornecer informações sobre o sistema educacional do país, mas também foi designado para ajudar no processo seletivo dos profissionais que atuariam como funcionários públicos da União.

Em 1944 ocorreu o lançamento da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Este evento foi de fundamental importância, pois através deste veiculo o Instituto publica até hoje as informações obtidas em seus estudos e pesquisas.

O educador Anísio Teixeira no ano de 1952 foi nomeado diretor geral do instituto. Ao assumir o cargo o professor estabeleceu o objetivo de criar centros de pesquisas para através de meios científicos fundamentar uma reconstrução educacional no Brasil, o que virou realidade com a criação do Centro Brasileiro de pesquisas Educacionais com sede na cidade do Rio de Janeiro e também criou centros regionais em diversas capitais brasileiras.

Um dos períodos mais difíceis para o Instituto foi a época em que o país foi governado pelo presidente Fernando Collor, pois foi quando o órgão correu o risco de ser extinto. Para que isso não ocorresse, o INEP teve que sofrer uma reestruturação e começou a focar em um meio de reestruturar suas pesquisas educacionais e novas estratégias para divulgar o resultado dessas pesquisas.

INEP e ENEM

Em 1997 o Instituto com o objetivo de avaliar o desempenho e o nível de ensino dos estudantes que estavam para concluir o então 2º grau, atual ensino médio nas escolas publicas, aplicou pela primeira vez o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. A prova era facultativa e por isso não teve grande adesão na época. Porém, hoje o Enem apesar de continuar sendo facultativo, passou a ser quase obrigatório para os estudantes que estão para concluir ou que já concluíram o ensino médio, pois o Exame é requisito principal para participar de Programas como ProUni e Fies.

43 comentários em “INEP”

  1. Minha justificativa se dá pelo simples fato de o sistema do Inep estava fora de ar. Tentei a isenção ano passado mais não obtive resultado. estava dizendo que eu não tinha ganhado a isenção. logo não concluir meu cadastro pois não tinha como pagar. Já esse ano quando abrie meu email vi que estava inscrito no Enem 2015 e que minhas notas estavam zeradas. Me indiguinei com a cena pois não tinha passado a isenção. Logo a culpa é do site. Eu jamais deixaria de fazer esse exame.

  2. Bom dia!!!
    Infelizmente não vou poder comparecer no Enem 2016 nos dias 05/11/16 e 06/11/16 por motivos de saúde.Sofri um acidente de moto no dia 02/11/16,estou cheia de pontos nos dois joelhos,várias escoriações e dores no corpo que me possibilitam ir fazer a prova.Infelizmente as coisas não são como planejamos….me preparei o ano inteiro para fazer essa prova e vi minha possibilidade de ingressar em uma universidade ir por água a fora,mas Deus sabe de todas as coisas…e graças a ele estou viva!

    Obs: Tenho fotos e recitas médicas que comprovam meu estado!!

  3. Bom dia!

    Gostaria de justificar minha ausência no exame do ano anterior.
    Nas datas de 24 e 25 estive com problemas de saúde momentâneos, mas que impediriam minha permanência ao longo da prova.
    Se alguém puder orientar, se é realmente neste canal que devo fazer a justificativa ou existe outra forma.

    Grata.

  4. Venho por meio deste justificar a falta no enem 2015 , onde tive que passar por um procedimento cirúrgico com urgência no dia 21/10/2015 e tive um período de 30 dias de resguardo pós cirúrgico. Por esse motivo não pude comparecer as provas, se esse não for o meio certo de justificar peço que me oriente.

  5. Quero justificar minha falta no ano anterior..
    Nos dias 24 e 25 estive em estagio do curso de enfermagem nao teve como comparecer ao exame medio do ENEM.

    Grata Raiana Roberta.

  6. genteeeeee, me ajudem por favor.. Aconteceu um imprevisto e só pude fazer minha inscrição para o enem 2016 agora. Estou desesperada para conseguir fazer minha inscrição.. Me ajudem por favor, o que eu faço

  7. Eu alcancei a pontuação pra conclusão do ensino médio solicitei no ato da inscrição, gostaria de saber como faço para pegar o certificado de conclusão?

    • Obtive notas superiores a 450 pontos em todas as áreas de conhecimento, tenho dúvidas se solicitei ou não o certificado de conclusão do EM, como devo proceder para saber disso e mesmo, obter o certificado? Fico no aguardo dessas informações, antecipadamente agradeço-os, att
      Isadora

  8. Eu tentei ver o resultado da minha prova do ENEM 2015, mas dizia que o resultado só estaria disponível dia 08 de março de 2016, sendo devia estar dia 08 de janeiro de 2016 , como eu poderia resolver ?

  9. quero saber como faço para justificar minha falta no enem 2015 por motivo de doença nos dias da prova?obrigado

  10. TRABALHEI COMO CHEFE DE SALA COM A COORDENADORA DANIELA NA ESCOLA EEEFM JOAQUIM BARBOSA QUITIBA EM CARIACICA ES- E GOSTATIA DE SABER POR QUE MINHA REMUNERAÇÃO NÃO SAIU????
    AGUARDO RESPOSTA: REGINA

  11. Boa tarde; mudei de endereço para estudar; gostaria de saber como proceder para troca de endereço para a realização das provas do Enem 2015. Desde já agradeço.

  12. Boa tarde; mudei de cidade para estudar; como proceder para fazer a troca de endereço para realização das provas do Enem 2015? Desde já agradeço a atenção.

  13. boa noite estou tentando fazer uma incriçao do enem e nunca consigo finaliza que a pagina em menos de 8 segundos aberta gera uma mensagem : Você esta ocioso tente mais tarde. Como faço para manter o cadastro :

  14. a parte de informação da prova , nao abre a parte que diz (cidade da prova) nao abre para que eu possa passar para outra faze……

  15. BOM, TENHO 31 ANOS,SOU CASADA,SOU MÃE,TRABALHO E NÃO TENHO COMO ESTUDAR,ENTÃO RESOLVI TENTAR MEU CERTIFICADO ATRAVÉS DA PROVA DO ENEM,MAIS NÃO SEI COMO SE ESCREVER NEM COMO FUNCIONA OS PROCEDIMENTOS. AGUARDO RETORNO DIANTE A ESSA MENSAGEM. GRATA;

  16. Bom dia.
    Uma dúvida. Os cursos disponibilizados pelo enem são apenas para graduação ou é valido também para alguma especialização (pós e MBA)?

  17. Quero me escrever no enem, para tentar uma bolsa de estudos, a fim de melhorar minha vida finançeira.

  18. Bom dia, gostaria de saber se um candidato que vai completar 18 anos em fevereiro de 2015 e tendo tirado acima de 500 em todas as matérias consegue tirar o certificado do ensino médio através do ENEM? É que minha filha estuda no CEFET-Macaé e devido as greves atrasou o ensino e ela só vai concluir o ensino médio em junho de 2015. E ela passou para a engenharia mecânica na UERJ e não sei como fazer. Poderia me dar uma luz por favor?

Deixe um comentário