Inep divulga Resultado do Enem 2015 nesta semana

Inep divulga resultado do Enem 2015 nesta semana: O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicará nesta semana (sexta-feira) o resultado individual do Enem 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio. A única maneira de consultar as notas é via Internet, no portal do Instituto, mediante inserção do número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a senha.

As provas desta edição foram aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. O gabarito do Enem 2015 foi divulgado três dias após a aplicação do Exame. Com as respostas oficiais, os candidatos puderam ter uma noção do aproveitamento nas provas. Entretanto, somente agora é possível saber ao certo o resultado final.

Como consultar o resultado do Enem 2015?

Para acessar o resultado do Enem 2015, o candidato precisa clicar no seguinte link: http://enem.inep.gov.br/participante/. Na página, é necessário inserir o número do CPF e a senha. Assim, o sistema terá acesso ao aproveitamento do participante na prova de redação e nas quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Veja ainda tudo que já publicamos sobre o resultado individual.

Resultado Enem 2015
Resultado Enem 2015

Quem não se lembrar e tiver que recuperar a senha do Enem 2015, poderá clicar em “Esqueci minha senha”, na parte inferior esquerda da página. Os participantes poderão escolher a forma de envio da nova senha: via e-mail ou SMS (mensagem de texto). Antes de escolher uma das maneiras de envio, é importante averiguar se os dados pessoais estão atualizados.

As notas do Enem 2015 mínimas e máximas são pré-estabelecidas apenas na redação, que varia de 0 a 1000 pontos. As provas objetivas são avaliadas pela Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não leva em conta apenas o número de acertos dos estudantes, mas também avalia o aproveitamento nas questões mais fáceis, médias e difíceis. Candidatos que acertam mais questões difíceis e médias, errando as mais fáceis, tiram maiores notas do que aqueles que fazem o contrário.

A metodologia da TRI tenta desvalorizar o aproveitamento daqueles que praticam os famosos “chutões” e valorizar provas com padrões de respostas coerentes. Assim, como é óbvio acertar em maior número de questões fáceis e médias, aqueles que têm um aproveitamento contrário a isso tendem a ser desvalorizados. Portanto, é comum candidatos com o mesmo número de acertos terem notas diferentes.

Cronograma Sisu 2016
Cronograma Sisu 2016

As notas do Enem 2015 poderão ser utilizadas nos processos seletivos que serão abertos nos próximos dias: Sisu 2016 (Sistema de Seleção Unificada), ProUni 2016 (Programa Universidade para Todos) e Sisutec 2016 (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Os processos seletivos do Fies 2016 (Fundo de Financiamento Estudantil) e Ciência sem Fronteiras também utilizarão o aproveitamento dos candidatos no Exame.

Para ficar por dentro de todas as novidades e notícias sobre o Exame Nacional do Ensino Médio curta a página do Enem 2015 no facebook.

7 comentários em “Inep divulga Resultado do Enem 2015 nesta semana”

  1. Não consigo me inscrever no ProUni 2016,já coloquei nova senha e nada.O que faço?Preciso de uma bolsa de estudos,não tenho condições de arcar com as mensalidades da faculdade.Me ajude Governo,me ajude ProUni,me ajude senhor Presidente Michel Teme.

Deixe um comentário