Inscrições do Enem 2015: Quando começam?

Como inscrever no ENEM 2015: Se você pretende participar da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), vamos lhe explicar o que deve ser feito para efetuar corretamente a inscrição e ter o registro validado. Não há nenhuma complicação, mas só podem realizar as provas os candidatos que tiverem as inscrições confirmadas.

As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro, mas o período de inscrições do ENEM 2015 começará bem mais cedo no dia 25/05/2015. O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsáveis pelo Exame, recebem as inscrições dos interessados até o dia 05 do mês de junho. Quem perde o prazo também perde a chance de realizar as provas no mesmo ano, mas pode se inscrever normalmente na edição seguinte.

As provas são destinadas aos estudantes que estão concluindo o ensino médio e que pretendem utilizar as notas para ingressar em alguma instituição de curso superior, bem como às pessoas que querem obter o certificado de conclusão do ensino médio do Enem 2015. Os alunos que estão terminando o segundo ano também podem se inscrever no Exame para sentir na pele como funciona, já adquirindo experiência.

Como fazer inscrição no ENEM 2015?

As inscrições devem ser feitas exclusivamente no portal do INEP. Durante o registro é necessário criar uma senha que será utilizada em todo o processo. O candidato precisa ter em mãos os números do CPF e RG, nome e endereço completo. Além disso, deve-se escolher a cidade onde pretende realizar as provas, informar sobre a situação escolar e perfil socioeconômico.

Também durante a inscrição é preciso fazer a opção do idioma para as questões de língua estrangeira. As alternativas são Inglês e Espanhol. É no registro, por exemplo, que a pessoa deve informar sobre uma eventual necessidade de atendimento especial nos dias de prova.

Ao fim da inscrição o candidato deverá imprimir o boleto referente ao valor da taxa (R$ 63,00) ou, se for membro de família de baixa renda, optar em declarar carência e pedir isenção no ENEM 2015. Estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública já estão isentos do valor.

28 comentários em “Inscrições do Enem 2015: Quando começam?”

  1. Ola me chamo marta tenho 16 anos, estou cursando o ensino fundamental 9•, Gostaria de saber se posso fazer a prova do enem esse ano para pode conclui todos os meus estudos ??

  2. eu quero começam a inscrições do Enem 2015 eu estudo em escola publica em baixa renda quero começa as inscrições do Enem 2015

  3. espero fazer a inscrição para enem quero fazer nutrição tenho 49 anos espero que eu consigo
    nunca tarde para começar

  4. Gostaria de receber informações sobre o próximo enem, que vou estar fazendo as provas. Dai preciso saber as datas pra fazer a inscrição.
    oBRIGADA
    SONIA MAIA

  5. Sou graduada, tive auxilio na empresa onde trabalho, mas gostaria de fazer outra graduação, posso com o ENEM tentar uma vaga na federal??
    Att,

  6. OI! estou cursando o 2ano gostaria de usar as notas do enem para conseguir bolsa
    de até 100 % na faculdade . qual é a pontuação necessária pra que eu possa obter a bolsa?

  7. Ola encerrei o segundo grau completo em 92, gostaria de saber se posso tentar o EMEM e por onde começar. por favor me digam…..obrigada
    Patricia Guarinao

  8. Olá. Já sou graduada, mas estou cursando uma nova graduação. Posso fazer o Enem e usufruir do benefício?
    Estudei em escola pública a vida toda.

  9. Beem , tenho 16 anos e estou no 1 ano do ensino medio e quero fazer o ENEM por experiencia ..
    e quero saber quando começa as inscrições … tem como alguem me ajudar ?

  10. Olá, Já sou graduada, mas gostaria de fazer outra graduação. Fiz toda minha educação básica em escola pública, preciso pagar a taxa de inscrição? Obrigada!

  11. parei de estudar a um tempo ñ concluindo o ensino medio mas ja tenho o 1º ano medio faltam ser concluido 2º e 3º quero saber se fazendo o enen quantos pontos preciso obter para receber meu certificado e se consigo entra em uma faculdade por favor qual o dia que começa as inscrições

Deixe um comentário