Inscrições Enem 2017

Atualizado em: novembro 25, 2016

by Enem 2017 on 25/11/2016

Inscrições Enem 2017: Milhões de estudantes de todo o país vão participar das provas do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. O resultado da edição de 2016 será publicado no dia 19 de janeiro, numa quinta-feira, conforme já confirmou MEC (Ministério da Educação). Quem não conseguir uma boa nota e o aproveitamento não for o suficiente para alcançar o objetivo, ainda terá a chance de concorrer nos processos seletivos do meio do ano ou participar da próxima edição do Exame, que acontecerá entre o final de outubro e início de novembro.

Criado pelo Governo Federal no ano de 1998 com o objetivo exclusivo de avaliar o nível de conhecimento dos estudantes ao fim da educação básica, o Exame Nacional do Ensino Médio passou por grandes reformulações e, a partir de 2009, se consolida edição após edição como a principal porta de acesso ao ensino superior no país. Agora, além de avaliar a educação básica, o Enem se tornou o principal requisito de processos seletivos de programas do MEC, que oferecem vagas, bolsas de estudo e financiamento de cursos superiores em faculdades particulares e instituições públicas de ensino superior.

Desta maneira, com o resultado do Enem 2016, por exemplo, os estudantes poderão concorrer nos processos seletivos do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Serão abertas inscrições para processos seletivos no primeiro e segundo semestre de 2017, todas utilizando as notas do Exame de 2016.

Período de inscrição do Enem 2017 será aberto em maio

Qualquer estudante que participou da última edição e não tiver sucesso nos processos de seleção do MEC, seja no primeiro ou segundo semestre do próximo ano, terá a chance de fazer inscrição no Enem 2017 para continuar a caminhada em busca da tão sonhada vaga em um curso superior. Seguindo as datas escolhidas nas edições anteriores, esperamos que as inscrições sejam abertas na segunda quinzena de maio, com duração aproximada de duas semanas.

Inscrições Enem 2017

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), uma autarquia do MEC responsável por organizar o Exame, deve divulgar o edital do Enem 2017 no mês de abril. Com isso, após a publicação do documento, teremos acesso às regras e ao cronograma oficial da próxima edição do segundo maior exame do mundo.

Como e onde se inscrever no Enem 2017? O processo de inscrição do Enem 2017 será bem simples. Antes de tudo, é preciso saber que existe apenas um meio oficial para efetuação dos registros. Todos os estudantes interessados em se inscrever deverão acessar a página do participante, no portal do Inep, disponível no endereço http://enem.inep.gov.br/participante. No acesso, é preciso informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e cadastrar uma senha.

Ao se inscrever, o candidato precisa informar outros dados pessoais, além do CPF: documento de identidade (RG – Registro Geral), data de nascimento, informações sobre escolaridade e instituição de ensino, endereço residencial, número de telefone, endereço de e-mail. É essencial que os últimos dados sejam pessoais e exclusivos, visto que a organização do Exame os utilizará em envios de informações relativas as provas.

Quando serão aplicadas as provas do Enem 2017?

Se analisarmos as datas de todas as últimas edições, podemos afirmar que as provas do Enem 2017 serão aplicadas no último final de semana de outubro ou no primeiro final de semana do mês de novembro. No ano de 2015, por exemplo, o Exame aconteceu nos dias 24 e 25 de outubro. Neste ano, por sua vez, as provas foram aplicadas nos dias 05 e 06 de novembro.

Ao que tudo indica, apesar das trocas de presidente da República, ministro da Educação e presidente do Inep, a estrutura do Exame Nacional do Ensino Médio deverá permanecer a mesma para o próximo ano, visto que qualquer mudança teria enorme proporção frente ao tamanho e alcance do Enem.

Assim, as provas terão 180 questões de múltipla escolha e uma redação de caráter dissertativo-argumentativo. As questões serão divididas em igual número entre quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. As duas primeiras serão aplicadas no sábado e as duas últimas no domingo, junto da redação, a partir das 13h30min, com durações de 04h30min e 05h30min, respectivamente. Os portões serão abertos ao meio dia e fechados às 13h, pontualmente, sempre seguindo o horário oficial de Brasília/DF.

Continue visitando nosso site para se manter cada vez mais informado. Acompanhe todas as nossas atualizações curtindo a página do Enem 2017 no facebook!

Inscrições Enem 2017
5 (100%) 1 voto

lisan santana de oliveira Maio 19, 2017 às 22:18

fazer enem

Responder

Alex júnior santos ribeiro Maio 19, 2017 às 19:41

Quero fazer o enen

Responder

Damiana Martins Correia da Silva Maio 8, 2017 às 10:30

quero me increver no enen

Responder

cristiano flavio cota Abril 14, 2017 às 21:43

Quero Fazer a inscrição do Enem para mim fazer faculdade

Responder

Mayra Guimaraes Rezende Março 28, 2017 às 09:33

eu quero me cursar no administrativo

Responder

geysiara regina mesdes dos santos Janeiro 17, 2017 às 20:31

Quero mim escreve no enem

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: