Inscrições para o Enem 2015

Veja quando serão as inscrições do Enem 2015

Sabemos que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o mais aguardado teste de conhecimentos do Brasil. Todos os anos, milhões de estudantes se preparam e procuram ansiosos saber quando será o início de inscrições, bem como a data das provas. Depois que substituiu o vestibular tradicional, o Enem adquiriu tamanha importância devido ao fato de ser o requisito principal para concorrer a vagas em instituições de ensino superior públicas ou privadas, federais ou estaduais, oferecidas em todo Brasil e até no exterior.

Neste artigo falaremos um pouco sobre uma dúvida recorrente entre os participantes, sobre o ano das edições do Exame: Afinal, “Qual é a edição atual do Enem?” Esta confusão ocorre devido à relação existente entre o ano-calendário em curso e a nomenclatura atribuída à edição atual. Acontece que, de acordo com o cronograma utilizado pela organização do Exame, inscrições e provas tradicionalmente acontecem num ano e seu resultado só é divulgado no ano seguinte. Ou seja, o resultado de uma edição só tem aplicação prática no decorrer do ano seguinte.

Então, guarde bem esta correspondência: O nome da edição do Enem corresponde ao ano em que as inscrições e provas são realizadas! Se você pretende prestar as provas do Enem em 2015, deverá aguardar pelas inscrições que estarão abertas no mês de maio do ano que vem. As inscrições encerradas há pouco tempo referem-se às provas do Enem 2014. Então sorria, você ainda não perdeu as inscrições do Enem 2015

Como se inscrever para o Enem 2015

Para se inscrever os interessados devem acessar o endereço eletrônico disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC), o http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem. Lembrando que as inscrições são realizadas exclusivamente pela Internet somente quando o período estiver aberto a partir do dia 25/05/2015.

Após acessar o site o candidato deve digitar informações pessoais como números de Cadastro de Pessoa Física – CPF e documento de identidade – RG. Além de endereço completo e o cadastro de uma senha pessoal. É também no ato da inscrição que o candidato do Enem 2015 informa qual língua estrangeira fara parte de sua prova e também se necessita de algum tipo de atendimento especial para realizar as provas do Exame.

Os candidatos inscritos no Enem 2015 vão enfrentar dois dias de prova respondendo a 180 questões e redigir uma redação, que geralmente aborda temas da atualidade. As provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro conforme o cronograma publicado no Edital do Exame.

As questões do Enem 2015, como em edições anteriores, vão abordar temas relacionados a todas as matérias que foram lecionadas durante o ensino médio divididas em Linguagens Códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias, além de questões sobre língua estrangeira (inglês ou espanhol).

Quem participar do Enem 2015 vai ter direita a concorrer bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior concedidas pelo ProUni – Programa Universidade para Todos, participar do Sistema de Seleção Unificada – SiSu, onde instituições públicas de ensino superior disponibilizam suas vagas para cursos e também solicitar um financiamento estudantil junto ao Fundo de Financiamento Estudantil – Fies.

É importante lembrar que quem realizar a inscrição para o Enem 2015 deve realizar o pagamento referente à taxa de inscrição no valor de R$63,00. O não pagamento da taxa gera o cancelamento da inscrição, exceto para aquelas pessoas que se enquadrarem nos termos para isenção do pagamento.

Como dissemos, o Enem é o principal requisito para se conseguir uma vaga no ensino superior então, quando chegar a hora, não perca o período de inscrição para o Enem 2015.

52 comentários em “Inscrições para o Enem 2015”

  1. Gostaria de saber quando abre as inscricoes para o enem 2015, gostaria de faze-lo.
    Obrigada, boa tarde.

  2. preciso saber se preciso ter 18 anos no dia de inscrição? por que no dia da inscrição eu terei ainda 17 anos so completarei 18 em 01 de julho, eu posso fazer o Enem mesmo não tendo 18 no dia da inscrição?

  3. Eu toda vida estudei em colegio puplico nao tendo cpndiçoes em estudar em colegio particular e nem me fez falta fiquei orgulhosa de estudar nas escola puplica foi la que me aprendi e tive o meu caracter de me tornar uma cidada honesta

  4. Essa sera a primeira vez que farei o enem e espero alcançar não a melhor nota mai a que me faça consegui um bom conhecimento para meu futuro

  5. Boa tarde,
    Por gentileza gostaria que revisse o meu local de prova, pois sou deficiente físico e moro no bairro Mandacarú em João Pessoa. O meu local de prova será no Bairro Cristo Redentor. Fica muito distante da minha residencia.
    O ano passado declarei deficiencia e me colocaram numa escola que não tinha como estacionar direito, então decidi não declarar esse ano, mas vocês me colocaram muito distante pra fazer prova.
    Por gentileza verifiquem se há possibilidade de mudar o endereço.

  6. bom dia,

    Fiz a inscrição, mas c a greve dos bancos não consegui pagar o boleto…
    tive a orientação p pagar c cheque mas c a data vencida não consigo.
    Poderia me enviar outro boleto p ser pago hoje.

  7. PEÇO A GENTILEZA DE ME AVISAR COMO FAÇO PARA INSCREVER MINHA FILHA NO ENEM DE 2015,QDO A INSCRIÇAO JA SE ENCERROU.

    OBRIGADO

    CAROLINA

    • Carolina, nesse caso não há possibilidade de inscrição, uma vez que o processo foi encerrado. É necessário aguardar a próxima edição do Enem.

      Espero que tenha ajudado,

      Carlos.

  8. Paguei a inscriçao no Banco do Brasil no dia 23/05 e hoje dia 26/05 entrei para ver se minha inscrição estava ok e ainda consta aberto o pagamento, ou seja minha inscrição ainda não foi feita. Como resolver isso pois tenho comprovante de pagamento?

  9. boa tarde não consigo ver a pagina do enem 2015 para acompanha minha inscrição e não estou conseguindo imprimir o boleto para confirma minha matricula!!!

  10. Fiz a inscrição mas o boleto e um GRU que so pode ser pago no banco do brasil. Na minha cidade nao tem o mais proximos e a mais de 2 horas e nos correios nao recebe. Quem tem conta no BB consegue pagar pela internet?
    Grata,
    Gil

  11. O site no emen não está aceitando o CPF, e está dando sempre “Erro ao pesquisar o CPF na base da Receita Federal” mas liguei na Receita Federal e fui informada que está tudo certo com meu CPF, e o problema está no site no ENEM e já registraram muitíssimas reclamações idênticas. Será que vou conseguir fazer a tempo??????????
    Aguardo urgente a resolução do problema.
    Grata

  12. como ver na página do Enem a confirmação do pagamento?
    Procurei uma página para acessar com o número da inscrição e não encontrei.
    Virginia

  13. existem apenas duas maneiras de ver avida: uma é que não existem milagre e a outra é que tudo é um milagre.

Deixe um comentário