Inscrições ProUni 2016

Atualizado em: novembro 16, 2015

by Enem on 16/11/2015

Inscrições ProUni 2016: Os candidatos que fizeram as provas do Enem 2015 (Exame Nacional do Ensino Médio) terão o direito de concorrer a bolsas em instituições particulares do ensino superior, fazendo inscrição no ProUni 2016 – Programa Universidade para Todos. O processo seletivo será aberto no início de janeiro, logo após a publicação das notas do Enem 2015.

Ainda não existe uma data oficial para a divulgação do resultado do Enem 2015. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável por organizar o Exame, não costuma divulgar com antecedência a data da publicação das notas. A expectativa é de que os resultados individuais saiam entre a última semana de dezembro deste ano e a primeira semana de janeiro de 2016.

Quem pode se inscrever no ProUni 2016?

Inscrições para o Prouni 2016

Inscrições para o Prouni 2016

O Programa Universidade para Todos é gerenciado pelo MEC e oferta bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica de faculdades particulares de todo o Brasil. Para fazer inscrição no ProUni 2016, o candidato precisa se enquadrar em pelo menos uma das condições a seguir:

  • Ser professor de magistério da educação básica na rede pública de ensino, em pleno exercício da função, com objetivo de concorrer a vagas em cursos com grau de licenciatura;
  • Ter participado do Enem 2015 e conquistado nota média maior ou igual a 450 pontos, além de nota superior a zero na redação;
  • Ter cursado o ensino médio em escolas da rede pública ou como bolsista em escolas particulares;
  • Ser pessoa com deficiência;

A renda do ProUni 2016 depende da bolsa escolhida. Para concorrer a bolsas integrais, o estudante precisa comprovar rendimento bruto familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Por sua vez, em bolsas parciais, a renda não pode superar três salários mínimos. O requisito de renda não é exigido para os professores de magistério que pretendem concorrer a vagas em cursos de licenciatura.

A única maneira de se inscrever no ProUni 2016 é via internet, por meio da página oficial http://siteprouni.mec.gov.br/. A inscrição é totalmente gratuita e feita mediante informação do número de inscrição e senha do Enem 2015. Caso o participante não recorde as informações, poderá recuperá-las no próprio site.

Ao se inscrever, o candidato pode escolher até dois cursos diferentes, em ordem de preferência, sem a necessidade de repetir a mesma instituição e tipo de bolsa. Além de optar por bolsas integrais ou parciais, também é preciso informar a modalidade de concorrência às vagas. São disponíveis ampla concorrência e políticas de ações afirmativas aos que se autodeclaram indígenas, pretos ou pardos.

O resultado do ProUni 2016 será divulgado na segunda metade de janeiro e as matrículas deverão ser efetuadas em seguida. Acontecerão duas chamadas regulares, além da lista de espera, que será aberta para preencher as vagas que ainda restarem.

Curta a página do Enem 2015 no facebook e do Prouni 21016 fique por dentro de todas as novidades do Exame e de todos os outros programas do Ministério da Educação.

edinara da Silva Prado abril 30, 2016 às 11:01

Eu que se advogada

Responder

Sirlei janeiro 18, 2016 às 09:36

Foi um sonho conseguir o certificado de ensino medio aos 47 anos usando as notas do enem, uma faculdade será mais que um sonho, será como um presente de Deus, adoraria fazer direito ou psicologia…. espero conseguir uma vaguinha pelo prouni, tb não possuo recursos financeiros para pagar por uma faculdade…seja feita a vontade de Deus.

Responder

lucio janeiro 17, 2016 às 20:19

610, nota geral do enem, com 800 de redação… hmmmmm tomara que de pra medicina e consiga bolsa integral.

Responder

loana dezembro 28, 2015 às 12:10

O que vier tá bom para mim!

Responder

Higor Matheus dezembro 23, 2015 às 12:20

Meu sonho conseguir uma bolsa de estudos pra cursar Direito, tenho que aguardar a nota do Enem, seja o que Deus quiser.

Responder

Clarice Santos de sousa dezembro 17, 2015 às 11:52

poder entra em uma faculdade pelo prouni será muito gratificante, sendo que a faculdade em que tenho interesse em cursa que é de psicologia e meus pais não tem recursos para financia-lá, se conseguir uma vaga em alguma universidade posso realizar o meu sonho de se torna um psicologa.

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: