MEC

Atualizado em: agosto 1, 2015

by Enem 2017 on 01/08/2015

Conheça um pouco das funções, história e dados sobre o Ministério da Educação (MEC)

Com seus quase 80 anos de existência o Ministério da Educação – MEC como é popularmente conhecido é o órgão responsável pela organização e manutenção da educação brasileira, mas nem sempre foi essa a única missão do órgão.

O Ministério foi criado no governo do presidente Getúlio Vargas no ano de 1930 com o nome Ministério da Educação e Saúde Pública e tinha o propósito de além de atuar na área da educação tratar de assuntos como esporte, meio ambiente e saúde.

Dois anos após, foi estabelecido o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, criado com o objetivo de melhorar e ampliar a educação básica brasileira. Após esse manifesto ocorreram diversas mudanças no sistema educacional até que, em 1953, com a nomenclatura de Ministério da Educação e Cultura, o MEC passa a ser responsável somente a assuntos pertinentes a área da educação básica.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD)

O Brasil é um país de grande extensão territorial com um grande número de cidades e municípios. Este é um fator que dificulta a gestão de uma determinada área a apenas um único órgão. Por esse motivo no ano de 1960 o MEC, visando descentralizar o modelo da educação básica brasileira, estabeleceu a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que dava uma maior autonomia aos órgãos educacionais estaduais e municipais.

A primeira LDB demorou treze anos para ser implantada, porque antes ocorreram diversos debates de como deveria ser o formato da educação básica do Brasil, que além do Estado era fornecida pela Igreja.

Hoje é comum que crianças e adolescentes tenha uma educação básica de qualidade garantida pelo Estado, porém isso passou a ser realidade com a nova LDB implantada em 1971 e em 1996, ano da criação da atual Lei de Diretrizes e Bases, foi incluída a educação infantil referente a creches e pré-escolas.

Preocupação com a formação superior do estudante de baixa renda

Preocupado também com a formação superior das pessoas de baixa renda o MEC e parceria com o Governo Federal criou em 2005 o Programa Universidade para Todos, o ProUni, que tem o objetivo de distribuir bolsas de estudos a estudantes carentes do Brasil. O Programa funciona em parceria com o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, que avalia o nível de ensino das escolas da rede pública brasileira. Além disso existe o Fundo de Financiamento Estudantil, Fies, que desde 1999 concede crédito educativo para estudantes de instituições privadas de ensino superior.

Fique por dentro das últimas notícias do Enem 2015. Continue acompanhando.

MEC
4.9 (98.25%) 57 votos

Maria Clara outubro 20, 2016 às 13:34

Bom dia, houve um problema com o meu cartão de inscrição. Eu fiz a inscrição pro Enem 2016, mas ate meu cartão de inscrição não apareceu. Gostaria de saber o que houve, quando irei saber meu local de provas? Todos os outros estudantes ja possuem o cartao, mas o meu ainda nao consta no site.
Aguardo, obrigada.

Responder

Maria da Conceição junho 6, 2016 às 19:20

Gostaria de saber quando sairá as notas das escolas do ENEM 2015. Agurdo resposta.

Responder

Vinícius Janeiro 15, 2016 às 20:49

Usei a minha nota do enem para concluir o ensino médio, como eu faço pra saber se atingir a meta de pontos?

Responder

Sayva outubro 8, 2015 às 08:14

Bom dia gostaria de saber qual escola e sala eu vou fazer a prova

Responder

carla regina soares fagundes setembro 21, 2015 às 16:30

Boa tarde,eu gostaria de saber o local da prova e a sala de aula ,muito obrigado .

Responder

victor affonso tiski outubro 19, 2015 às 16:48

quero saber como poso achar a lista para saber que local faço a prova

Responder

nara agosto 26, 2015 às 10:46

Bom dia meu nome é nara gostaria de sabe em qual o colégio e a sala eu fiquei? aguardo obrigada.

Responder

Renato agosto 26, 2015 às 10:16

Bom dia meu nome é Renato e gostaria de saber como e a partir de qual data será definido os locais de prova?
Aguardo, obrigado.

Responder

Leave a Comment