Prova do Enem 2015

Provas Enem 2015: Estamos muito próximos de mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável por organizar o Exame brasileiro, escolheu os dias 24 e 25 de outubro para a aplicação das provas deste ano. Serão mais de 7,7 milhões de candidatos participando do teste em cidades de todo o Brasil.

Ao todo, mais de 8,4 milhões de pessoas se inscreveram para a edição deste ano. Entretanto, muitos não pagaram o valor correspondente à taxa dentro da data estipulada em edital e outros não preencheram a inscrição de maneira correta. Deste modo, o Enem 2015 não seguiu com a quebra sucessiva de recordes que vinha ocorrendo nos últimos anos.

Local de prova Enem 2015: como consultar?

Local de Prova do Enem 2015
Local de Prova do Enem 2015

A única maneira de consultar o local de prova do Enem 2015 é por meio do cartão de confirmação de inscrição. Até esta edição, o Inep entregava o documento no endereço de cada um dos candidatos que tinham suas inscrições confirmadas. Todavia, a partir de agora, visando reduzir os custos da organização do Exame, o cartão será disponibilizado apenas via internet. A apresentação do documento não é obrigatória em nenhum dos dois dias de prova. O candidato é obrigado a levar apenas um documento original de identificação com foto e caneta esferográfica preta, fabricada com material transparente.

Para acessar o cartão de inscrição do Enem 2015, o candidato precisa ir até a página do participante, no portal do Inep, disponível no endereço http://enem.inep.gov.br/participante/. O acesso é feito por meio da inserção do número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha do Enem 2015. Quem se esqueceu da senha poderá criar uma nova clicando no link de apoio “Esqueci minha senha”, disponível no canto inferior esquerdo da página. O Inep deve liberar o acesso ao documento já nos próximos dias.

Conteúdo das provas do Enem 2015

Como acontece desde 2009, quando o Exame passou por uma grande reformulação, as provas terão 180 questões de múltipla escolha e uma redação do Enem 2015 de caráter dissertativo-argumentativo. As questões, com alternativas de A até E, serão divididas igualmente entre as quatro áreas de conhecimento:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: Abrange os conteúdos de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e conhecimentos gerais;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Conteúdos de Química, Física e Biologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Conteúdo de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Língua Estrangeira Moderna, Literatura, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação;
  • Matemática e suas Tecnologias: Conteúdo de Matemática.

As provas das duas primeiras áreas serão aplicadas no sábado (24), das 13h30min às 18h. As duas últimas, junto da redação, serão aplicadas no domingo (25), das 13h30min às 19h. Os portões serão abertos ao meio dia e fechados às 13h, pontualmente, seguindo o horário oficial de Brasília/DF.

17 comentários em “Prova do Enem 2015”

Deixe um comentário