Provas do Enem 2016: Veja seu Local de Prova

Atualizado em: novembro 3, 2016

by Enem 2017 on 03/11/2016

As provas do Enem 2016 – Exame Nacional do Ensino Médio serão aplicadas neste final de semana para milhares de participantes espalhados por todo o Brasil. As provas serão aplicadas durante dois dias consecutivos em praticamente todas as cidades brasileiras a partir das 12h de sábado, 5 de novembro os portões dos locais de prova serão abertos para todos os participantes começarem a responder as 180 questões e realizar a redação. No domingo, 6 de novembro as 18 h encerra-se mais uma edição do teste de conhecimentos do Ministério da Educação – MEC.

A consulta aos locais de prova do Enem 2016 foi liberada pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que disponibilizou para consulta e download no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/participante o Cartão de Confirmação de Inscrição, que além do endereço do local de prova, contém diversas informações importantes. Consultar o local onde vai realizar as provas do Exame é de total responsabilidade dos participantes.

Lembre-se que todos os participantes devem do Enem 2016 devem apresentar um documento de identificação original com foto e que o Cartão de Confirmação de Inscrição não é aceito como forma de identificação, sendo aceitos apenas cédula de identidade RG expedida por Secretaria de Segurança Pública Forças Armadas Polícia Militar ou Polícia Federal, carteira de trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997, certificado de dispensa de incorporação ou Certificado de Reservista, passaporte, carteira nacional de habilitação – CNH com fotografia (modelo novo com foto), identidade funcional em consonância com decreto número 5713 de 15 de fevereiro de 2006.

Provas serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro

As provas do Enem 2016 serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia os participantes realizarão provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Serão 45 questões sobre História, Geografia, Filosofia e Sociologia e mais 45 sobre Química, Física e Biologia. Neste dia os participantes terão 4h30min para responder as questões.

No domingo, segundo dia provas serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, sendo mais 45 questões sobre Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Tecnologias da Comunicação e Informação. O tempo de duração do segundo dia de provas do Enem 2016 será 5h30min, pois neste dia os participantes devem realizar a Redação.

A prova de redação acontece no segundo dia do Enem. Os participantes devem escrever um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas a partir de textos motivadores que são oferecidos, devendo desenvolver o tema proposto da prova a partir de seus pontos de vista, explicar e descrever o assunto. A nota da redação tem um peso importante na disputa por uma vaga na universidade.

Enem 2016 Local de Prova

Locais de provas ocupados por manifestantes

Um levantamento recente do Ministério da Educação averiguou que aproximadamente 300 locais onde serão aplicadas as provas do Enem 2016 continuam ocupados por manifestantes (alunos e professores) que protestam contra a proposta de reforma do ensino médio e também contra a chamada “PEC dos gastos.

Como os manifestantes não sinalizam que irão desocupar os locais, o MEC cogita a possibilidade de que os mais de 100 mil participantes Enem 2016 prejudicados com as ocupações realizem as provas do Exame em outras datas, sendo proposto que realizem nos dias 6 e 7 de dezembro, mesma dada em que as pessoas privadas de liberdade irão realizar o Exame. Caso esta seja a providência adotada os participantes serão avisados com antecedência.

Chance de ingresso ao ensino superior

Realizar as provas do Enem 2016 será a chance de muitos estudantes de ingressar em cursos de graduação de nível superior participando de processos seletivos do SISU – Sistema de Seleção Unificada, que seleciona estudantes para vagas disponibilizadas por instituições públicas de ensino superior, do ProUni que concede bolsas de estudos para custear as mensalidades de cursos de nível superior e também o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil – Fies, criado para conceder financiamentos para que estudantes quitem o valor das mensalidades de seus cursos de graduação.

Fique atento, o Enem acontece neste fim de semana. Para obter mais informações visite nossa página do Enem 2016 no Facebook, curta e compartilhe.

Provas do Enem 2016: Veja seu Local de Prova
1 (20%) 1 voto

giovanni augusta farias dos santos novembro 4, 2017 às 19:11

quero saber a onde eu farei a prova

Responder

Paulo Henrique Souza novembro 5, 2016 às 13:18

Bora fazer Enem

Responder

Laurene Macedo Borges novembro 5, 2016 às 08:38

local de prova

Responder

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: