Quando começam as inscrições do Enem 2015

Inscrições Enem 2015: O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) existe desde 1998. Criado pelo Governo Federal e gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), ele conta com uma edição a cada ano. Desde 2009, quando passou a operar em novo formato, estudantes que fazem as provas podem usar suas notas em diversos programas de acesso e permanência no ensino superior de nosso país.

Com o objetivo inicial de avaliar o desempenho dos estudantes, hoje, o Enem é o principal mecanismo de seleção para o ingresso no ensino público superior, através do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), além de ser requisito básico na obtenção de bolsas em faculdades particulares, por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos). O desempenho nas provas também dá direito aos candidatos recorrerem ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e participar Ciência sem Fronteiras.

Como se inscrever no Enem 2015: Quando começam as inscrições?

O período de inscrição do Enem 2015 será divulgado em edital a ser elaborado pelo MEC em conjunto com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). As datas não devem fugir da cronologia que vem sendo seguida pela organização das provas. Desta maneira, se espera que as inscrições sejam feitas ao decorrer de duas semanas do mês de maio, exclusivamente pelo endereço http://enem.inep.gov.br/.

Para se inscrever, o estudante precisa acessar a página citada e informar o número do CPF, documento de identidade (RG), endereço de e-mail válido, eventual necessidade de atendimento diferenciado, indicar o idioma para as questões de língua estrangeira (inglês ou espanhol), recomendar a certificação de conclusão do ensino médio com a nota do Enem 2015 (se for a intenção), preencher o questionário socioeconômico e escolher o município onde deseja fazer o Exame.

O valor da taxa de inscrição do Enem 2015 será R$ 63,00. A quantia deverá ser paga dentro do prazo estabelecido pela organização. Estudantes que estiverem concluindo o ensino médio, no ano de 2014, em escolas da rede pública, serão automaticamente isentos do pagamento. Estudantes de baixa renda poderão, durante as inscrições, preencher a declaração de carência a fim de se isentar da taxa.

O local de prova do Enem 2015 será determinado de acordo com a cidade escolhida e confirmado semanas antes da aplicação do teste. Cada candidato que tiver o registro devidamente deferido receberá, por meio dos Correios, o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2015, contendo todas as informações necessárias: dados pessoais, língua estrangeira escolhida, necessidade de atendimento especial e endereço completo de realização das provas.

Se prepare para as provas da maneira mais eficaz! Adquira sua apostila digital do Enem 2015 e receba em sua casa um material completo desenvolvido para quem deseja conquistar uma excelente nota. As provas serão aplicadas somente no fim do ano. Bons estudos!

13 comentários em “Quando começam as inscrições do Enem 2015”

  1. Olá, tenho uma dúvida. Sou estudante do colégio Elisa Andreoli, estou cursando a 1° série do Ensino Médio e tenho 15 Anos. É permitido fazer o ENEM este ano (2015) por experiência ?

  2. Bom! boa tarde eu nunca me escrevi em nenhum cursinho gostaria de saber como se escreve me ajudem. Obrigada!…

  3. eu quer estudar prova isso porque eu sou surdo,precisa enem libras! então eu precisa ajudar libras me,pra enem que prova coisa,mas que prova e difícil isso,favor você ajuda libras me! muito obrigado! Deus te abenco pela enem libras… eu sou surdo!

Deixe um comentário