Quando serão as inscrições do Enem 2015

Uma das provas mais importantes do Brasil atualmente é o Exame Nacional do Ensino Médio. O objetivo desse artigo é fornecer ao estudante que prestará o Enem 2015, informações importantes sobre a sua estrutura, como os estudantes poderão utilizar as notas obtidas para concorrer a vagas em instituições públicas e particulares (PROUNI e SISU), financiar os estudos (FIES), concluir o ensino médio ou até mesmo estudar nas melhores universidades do mundo (Ciências sem Fronteiras).

Inicialmente o Enem foi criado com o intuito de avaliar a qualidade do ensino médio nas escolas públicas do país, mas desde o ano de 2009, o Enem passou a adotar uma estrutura, conhecida como Novo Enem. Neste novo modelo os estudantes passaram a resolver 180 questões de múltipla escolha e desenvolver uma redação em dois dias de prova (sábado e domingo).

Cronograma e Inscrições do Enem 2015

As datas das inscrições, da aplicação das provas, da divulgação dos gabaritos e também do resultado do Enem 2015, ocorrem em períodos específicos, ano a ano, sendo as inscrições realizadas entre maio e junho. A previsão é de que o cronograma do Enem será semelhante ao adotado nas edições anteriores, com inscrições no primeiro semestre, provavelmente no mês de junho e a aplicação das provas e a divulgação dos resultados no último trimestre do ano.

No sábado os estudantes terão que resolver, em 04 horas e 30 minutos, as 90 questões das áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo os estudantes dispõem de 05 horas e 30 minutos de prova, pois, além das noventa questões de múltipla escolha nas áreas de Linguagens e Códigos e Matemática, os estudantes deverão desenvolver uma redação com o tema proposto. Em até três dias após a realização do exame serão disponibilizados aos estudantes os gabaritos oficiais. Porém, o resultado sairá somente cerca de dois meses depois das provas e pode ser conferido através do site http://www.enem.inep.gov.br/.

Os estudantes poderão utilizar o desempenho obtido no Enem 2015 para se inscrever nos programas do governo federal, como Prouni e Sisu. Além disso, a participação no Enem também é um fator necessário para quem deseja financiar os estudos, através do FIES, e para quem deseja obter certificação de conclusão de ensino médio. A participação no exame pode ainda ser utilizado para estudantes universitários concorrerem a bolsas no exterior, pelo programa Ciência sem Fronteira.

29 comentários em “Quando serão as inscrições do Enem 2015”

  1. Oi, boa tarde. eu sou estudante do colégio militar do corpo de bombeiros do ceará. E fizeram uma proposta para os alunos do 8° ano para realizar o ENEM, com tanto que quem participasse ganharia a 3°nota no bimestre, como um preparatório. Eu gostaria de saber se isso é possível.

  2. eu gostaria de saber mais ou menos quando sera a prova do Enem.Eu como aluno do segundo ano do ensino médio,gostaria de saber se eu posso participar do Enem este ano.

  3. quero me inscrever,pois desde pequena quero estudar fisioterapia,pois e meu grande sonho,quero tentar passar no enem se eu for asseita no processo seletivo e futuramente me ingressar em um faculdade. Pois o ser humano a cada dia esta em constante aprendizado, e atraves do conhecimento , podemos ajudar mais as pessoas e melhor a sociedade para que a cada dia tenhamos a formação de mais pessoa ; para o futuro da sociedade . Na minha maneira de pensar , a pessoa através da educação , vamos formar pessoas mais humanas. O estudo e a base da formação do caráter humano, educando mais as pessoas e dando mais conhecimento , do nosso pais .

  4. oi meu nome e Thais queria saber se quem já terminou os estudos pode fazer o Enem? e queria que vocês me mandassem as datas das inscrições.

  5. oi meu nome e Thais eu queria saber se quem já terminou a escola pode fazer o Enem? e eu queria que vocês me mandassem as datas das inscrições muito obrigado.

  6. Gostaria de saber se mesmo sem concluir o ensino médio e prestando o ENEM para conclusão do EM eu posso atingir a pontuação e já ingressar na faculdade.
    Ou seja em um mesmo processo concluo o Ensino Médio e ainda pontuo para ingressar na Faculdade.

  7. eu tenho 28 anos e nao concluir o ensino medio,gostaria de saber se a nota do enem e valida como conclusao EM ? Quais as datas da proxima inscriçoes?

  8. Parei de estudar no 2° ano do ensino médio, gostaria de saber se posso fazer o ENEM para usar a nota parar concluir o EM ?

  9. JÁ FAZEM TRINTA ANOS QUE TERMINEI O ENSINO MÉDIO,GOSTARIA MUITO DE REALIZAR UM SONHO, FAZER FACULDADE DE FISIOTERAPIA ,PORÉM NÃO SEI SE POSSO ME INSCREVER NO EMEM ,DEPOIS DE TANTO TEMPO.
    RESPONDER

  10. Pretendo fazer para entrar pra faculdade de direito. Gostaria da informação de quando começa as inscrições.

Deixe um comentário