Redação do Enem 2015: Dicas e Temas

Dicas e temas redação Enem 2015: No fim deste ano serão aplicadas as provas do Enem 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio. Em dois dias, os estudantes terão que resolver 180 questões de múltipla escolha e desenvolver uma redação de caráter dissertativo-argumentativo. A redação do Enem, avaliada de 0 a 1000 pontos, terá peso considerável na nota final do Exame.

A prova de redação do Enem 2015 costuma tirar o sono dos participantes. Além da grande pontuação, seu tema é secreto e torna-se conhecido apenas no momento do Exame. Por isso, é essencial que os estudantes comecem a se preparar com boa antecedência para não serem surpreendidos durante a prova.

Dicas para a redação do Enem 2015: Possíveis temas

REDAÇÃO ENEM 2015

Entre as dicas da redação do Enem 2015, a primeira que deve ser levada em consideração desde agora é ficar atento a tudo o que acontece no cotidiano dos brasileiros. Uma equipe especializada do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já está trabalhando na escolha do tema. Portanto, é importante acompanhar as notícias em jornais, revistas, televisão e internet.

Além de ficarem por dentro das notícias, os candidatos que querem saber como mandar bem na redação do Enem 2015 precisam desenvolver o hábito da leitura e do desenvolvimento de dissertações. Quanto mais prática, maiores as chances de uma nota boa.

Abaixo seguem alguns dos assuntos cotados para tema da redação do Enem 2015. Comecem a se preparar por eles:

  • Preconceito racial: fato que, infelizmente, acontece com grande frequência e que, nos últimos meses, gerou grandes polêmicas no mundo do esporte;
  • Falta de água: problema de quase todas as regiões do país;
  • Gestão de resíduos e sustentabilidade: assunto que vem ganhando força como essencial para o bem do mundo atual;
  • Intolerância religiosa: o Brasil, apesar de ser um estado laico, vive preconceitos religiosos. Além disso, o tema também pode abordar o ataque à revista Charlie Habdo;
  • Tráfico de drogas e violência urbana: assuntos propícios de discussões e que estão presentes no dia a dia dos brasileiros.

Sem perder tempo, crie uma rotina de estudos e comece a ler e desenvolver ideias sobre os temas sugeridos. Para auxiliá-lo, adquira a apostila digital do Enem 2015 (clique e conheça) e tenha acesso a preciosas dicas de como escrever uma boa redação e a todo o conteúdo programático das provas. Bons estudos!

10 comentários em “Redação do Enem 2015: Dicas e Temas”

  1. Olá pessoal! Gostaria de saber de quantos pontos e preciso tirar na prova do ENEM, para se obter vaga nas universidades.

  2. gostaria de saber se na redação de 2015 irá cair um desses temas citados ou relacionados, ou poderá ser um tema totalmente diferente?

  3. Sempre fui bem em redação, apesar de estar no 1º ano do ensino médio, estou pensando alto e longe. O esquema é o seguinte: Procure ficar informado e ao mesmo tempo entretido ‘ use o facebook e suas funcionalidades ‘ para ficar informado sobre tudo que acontece com o mundo, sempre atento aos noticiários,jornais,revistas,livros,etc..

Deixe um comentário