Resultado do Enem 2015 já está disponível. Veja sua nota!

Resultado Enem 2015: Veja sua nota! Já está disponível através da página do participante do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) o resultado e as notas do Enem 2015 – Exame Nacional do Ensino Médio. As provas foram aplicadas no fim de outubro, nos dias 24 (sábado) e 25 (domingo). O Inep informou a data de divulgação do resultado para hoje, sexta-feira, 08/01/2016. Entretanto, a previsão era de que a publicação ocorresse a qualquer momento.

Logo quando o Inep divulgou o edital da edição deste ano do Exame, confirmando a data das provas, começaram as especulações sobre o dia em que as notas serão publicadas. A expectativa inicial se confirmou, com a publicação no início de janeiro, como nas edições anteriores.

O resultado do Enem 2015 poderia ser antecipado pelo Inep, visto que o número de participantes desta edição foi menor do que o esperado. Assim, ao marcar para hoje divulgação do resultado o INEP esperava diminuir a ansiedade dos participantes.

Como consultar o resultado do Enem 2015?

Resultado Enem 2015
Resultado Enem 2015

A única maneira de consultar o resultado individual do Enem 2015 é por meio da internet, no site do Inep, disponível no endereço http://enem.inep.gov.br/participante. No acesso, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha. Quem não se lembrar da senha poderá recuperá-la clicando em “Esqueci minha senha”, num link disponível na própria página. As notas estarão separadas por área de conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens) e redação.

Como é calculada a nota do Enem 2015?

Diferente dos tradicionais vestibulares, as notas do Enem 2015 são calculadas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que não analisa apenas o número de acertos do participante, mas também avalia a qualidade das respostas, tentando desvalorizar os chutes.

A Teoria fica mais fácil de ser compreendida se compararmos dois estudantes com o mesmo número de acertos. Suponhamos que o primeiro deles acerte mais perguntas difíceis e médias, errando as consideradas mais fáceis. Por outro lado, o segundo candidato acerta em maior número as mais fáceis, seguido das médias e das difíceis. Daí, com base na TRI, é certo que o segundo terá uma nota maior do que a do primeiro, visto que a chance desse segundo ter chutado menos questões é bem grande.

A redação do Enem 2015 é avaliada de 0 a 1000 pontos. Na correção, é levado em conta o desempenho do candidato em cinco competências diferentes, sendo que cada uma delas vale 200 pontos.

As competências são: Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; Compreensão da proposta de redação e aplicação dos conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema; Seleção, relacionamento, organização e interpretação das informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; Demonstração do conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e Elaboração da proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

As notas do Enem 2015 poderão ser utilizadas nos processos seletivos do Sisu, ProUni, Sisutec, Fies e Ciência sem Fronteiras.

Curta e compartilhe o Enem 2015 no Facebook.

136 comentários em “Resultado do Enem 2015 já está disponível. Veja sua nota!”

  1. Esqueci minha senha e não uso mais i e-mail cadastrado anteriormente. Preciso saber das minhas notas do Enem com urgência!!!! Ajudem por favor!!! Urgenteeeeeeeeeeee!!!!

  2. Estou tentando alterar meus dados pessoais para saber das minhas notas e não consigo. Existe alguma maneira mais fácil???

  3. o Enem 2015 mim propocionol grandes expectativas pra uma visão mais ampla e o quanto de dedicação temos que ter aos estudos.

  4. Não estou conseguindo acessar minha nota do enem 2015. É urgente, pois preciso para fazer minha matricula.

  5. Estou precisando de ver minha nota do enem pra fazer minha matrícula na faculdade e não estou conseguindo qual o procedimento?

  6. gostaria de saber a minha nota do Enem, tem que ser urgente, não sei por que não esta entrando, que raiva tenho dessa coisas, isso não deveria acontecer, ou mas, isso não deveria existir …. isso pra mim são divisões de classes sociais, mais isso não vem ao caso … não vou deixar pra lá, é um direito que é meu revindicar … quero minha nota do Enem .. não estou ofendendo ninguém só estou deixando explicito à falta de caraté e de organização de algumas pessoas.

  7. Bm dia fez o enem p conclusão do ensino médio,olhei as notas na pag do participante mais não sei se fui aprovado ou não?não tem nenhuma lista de aprovados ensino médio ?qual pagina eu acesso para obter esta informação?qual instituição eu me dirijo para o certificado do ensino médio?

  8. Não estou conseguindo ver minha nota, entro na página do participante mas na hora de carregar e amostrar a nota não mostra nada aparece imprimir mas não consigo ver . Alguém está passando por essa mesma situação ?

  9. Quero ver a minha nota do enem e nao estou conseguindo acessar, ja mudei a senha varias vezes e so da invalida…

  10. quero ver minha nota não consigo, mim mandarão uma senha que diz esta incorreta…saco cheio com essa porcaria

      • Isso acontece com quem não vai poder usar a nota, pois não está no 3º ano do ensino médio e nem tem 18 anos, infelizmente. O INEP podia ter avisado antes! Fiquei muito chateada.

  11. O meu ta falando que o resultado sai em maio nao que ja saiu, ate agr nao sei minha nota. alguem poderia me dar a informacao certa por favor?

  12. Indignada! Acabei de vê a minha nota do Enem e estou me sentindo lesada!Apesar de que fiz sem pretenção nenhuma, pq no Brasil, pessoas estudadas e de bem não tem valor! Por ter ficado sentado horas em uma cadeira, deixei de fazer uma bopa prova de matemática para fazer a redação, e tenho consciência que fiz uma boa redação, e aí agora eu descubro que a minha redação simplesmente foi anulada! Isso é um desrespeito. Sem ao menos dizer o moptivo. Apesar de que eu imagino. Pq no Enem é assim todo mundo que diz o que pensa, que toca na ferida do problema e dá uma boa solução para o problema é perseguido. Eu não sou a primeira. Eu já imagiunava que pudesse acontecer isso, mas preferi ser honesta e leal ao que penso, ao que eu acho, do que escrever um monte de mentira e baboseira só para agradar o gopverno, os pilantras, os marginais, os corretores e etc, para assim ter uma boa nota! Fico em paz comigo mesma. Eu fiz o meu papel, fiz o meu dever. E espero receber o espelho da minha redaçãopara mostrar a todos que não cometí nem um crime. Até pq eu estava justamente falando disso, de criminosos q1ue tanto distroem a vida das mulheres. E da lei que não resolve nada. Deve ter sido esse o errro que cometi pára o Enem, falar a verdade! Falar que criminoso não presta! Que essa lei não é o suficiente! Que a lei que deveria existir era a lei de hamuráb, Olho por olho, dente por dente! Desculpa! Ofendí os coitados dos criminosos, que não fazxem nada, só matam milhões de mulheres por ano, há e tmb falei desse governo, dessa lei que não valem nada, não serve pra nada!

  13. No meu resultado obtive pontos entre 502 min / 556 max e 540 redação , sera que consigo a conclusão do ensino médio ?

    • n estou conseguido ver a nota do meu filho so da o formulario abaixo esta invalido pelos seguintes erros e nao mostra mais nada como faço para ver alguem pode me ajudar

  14. Minha nota do enem não aparece; faço o login, mas só aparecem dados da minha inscrição. O que devo fazer?

  15. Não consigo olha minhas notas… eu coloco meu cpf e senha, mas só aparece acompanhar a inscrição e alterar senha.

Deixe um comentário