Resultado Enem 2016

Atualizado em: outubro 14, 2016

by Enem 2017 on 14/10/2016

Resultado Enem 2016. O Enem é o teste de conhecimentos do Ministério da Educação (MEC) que da direito a seus participantes a ingressarem no ensino superior em instituições de ensino públicas ou privadas através de vagas, bolsas de estudos ou financiamentos estudantis concedidos por programas do Governo Federal como o SISU, ProUni ou Fies.

O resultado do Enem 2016 pode ser usado para obter o certificado de conclusão do ensino médio. Neste caso o participante deve ser maior de 18 anos, ter informado no ato da inscrição a instituição certificadora que está autorizada a receber seus dados e por ultimo ter atingido uma média superior a 450 pontos em cada uma das provas de conhecimentos e 500 pontos na prova de redação.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep vai divulgar em breve o resultado do Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio), acabando assim com a ansiedade de milhares de pessoas que em todo o Brasil realizaram as provas do Exame.

Como é calculado o resultado do Enem

Como consultar o Resultado Enem 2016

Os programas do Ministério da Educação voltados para o ingresso ao ensino superior utilizam a nota individual do Enem em seus processos seletivos. As provas que devem ser aplicadas no mês de outubro, com datas ainda a ser divulgadas no Edital. Os participantes tirão que responder a 180 questões de múltipla escolha divididas em 4 provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos e Matemática) e também escrever uma redação dissertativa argumentativa.

A nota final do Enem 2016 será calculada com a soma das médias das notas das provas de conhecimentos (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática) e da prova de redação. O método de correção utilizado nas provas de conhecimentos é a TRI (Teoria de Resposta ao Item). Já a correção da prova de redação é realizada por dois corretores e por um terceiro se houver discrepância entre as notas dos dois primeiros.

Como consultar o resultado individual do Enem 2016

No terceiro dia útil após os candidatos terem realizado as provas, é divulgado no endereço eletrônico do Inep o gabarito oficial do Enem 2016. Através da consulta do gabarito é possível os participantes tenham noção da nota que conseguiram obter nas provas do Exame.

Por questões de segurança, a organização do Enem atribui a cada caderno de questões uma cor diferente, os da última edição eram das cores rosa, azul, branco e amarelo, todos com as mesmas questões referentes à sua área de conhecimentos, porém dispostas de maneira diferente. Vale lembrar que a consulta ao Gabarito é apenas um meio do participante ter uma noção de quantas questões corretas conseguiu no Exame e não o resultado final, que é composto com a soma da nota da prova de redação e para efeito de correção o Inep adota a Teoria de Resposta ao item TRI, onde o número de questões corretas não interfere no resultado final.

Não é costume do MEC anunciar a data de divulgação do Resultado do Enem com antecedência, mas os participantes esperam que aconteça como na última edição do Exame, e que data do resultado individual do Enem 2016 seja anunciada nos próximos dias.

Para consultar o resultado individual do Enem 2016 o participante deve acessar o endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/. É necessário que o participante informe o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e também a senha que cadastrou quando realizou a inscrição para participar do Exame.

Agora, caso o participante não se lembre da senha cadastrada, basta que na própria pagina de consulta do resultado individual do Enem 2016 clique no link de apoio “Esqueci minha Senha”, onde é possível recuperar a informação.

Resultado individual do Enem 2016 no SISU

Após a divulgação do resultado individual do Enem 2016 será aberto o período de inscrições para aqueles que desejam participar do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada – SISU.

Através do SISU mais de 130 instituições públicas de ensino superior utilizam as notas do Enem 2016 para selecionar seus novos alunos. Apenas na edição do primeiro semestre do último ano o SISU, foram disponibilizadas mais de 220 mil vagas para cursos de graduação em diversas áreas.

Para ficar por dentro do resultado Enem 2016 visite a página do Facebook, curta e compartilhe.

Resultado Enem 2016

Leave a Comment

Texto anterior:

Próximo texto: