Tudo sobre as Inscrições Enem 2015

Atualizado em: agosto 1, 2015

by Enem on 17/05/2015

Inscreva-se no Enem 2015 nos próximos dias: Chegou a hora de participar de mais uma edição do Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. As provas completam este ano dezoito anos após a sua primeira aplicação em 1998, evoluindo de um mero instrumento de avaliação qualitativo do ensino médio para substituir todo modelo do antigo vestibular para acesso ao ensino superior, uma verdadeira revolução. As notas e a participação no Enem são requisitos obrigatórios para acesso a vários programas do Governo para a Educação. As diretrizes firmadas pelo Ministério da Educação (MEC) e organização do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira continuam a definir os rumos desta avaliação.

As inscrições têm data de abertura firmada para o dia 25/05 (segunda-feira) quando os participantes poderão fazer suas inscrições até o dia 05/06 (sexta-feira) data de encerramento de acordo com o calendário oficial estabelecido através do Edital do Enem 2015.

Sisu, Prouni, mais recentemente o Fies, Ciências sem Fronteiras e o Certificado de Conclusão do Ensino Médio são os principais objetivos de quem prestará o Enem 2015. Há também muitas universidades estaduais, instituições privadas, concursos públicos e até mesmo universidades do exterior que se utilizam da nota do Enem para selecionar seus ingressantes. Isto só reforça a importância das provas para os estudantes de todo Brasil.

Para que servem as Notas do Enem 2015?

Datas Enem 2015

Depois de passar por uma reformulação geral em 2009, os objetivos do Enem enquanto exame nacional passaram por uma grande transformação no sentido de substituir o antigo modelo tradicional de avaliação baseado no Vestibular. Neste sentido, as notas do Enem passaram a ser adotadas como critério de seleção para o assim chamado Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para vagas em instituições de ensino superior e técnico em universidades e institutos federais de educação de todo o Brasil.

A principal diferença entre o Enem e o Vestibular é que este último segue o modelo clássico de avaliação por base de quantidade de acertos enquanto o Enem segue a TRI – Teoria da Resposta ao Item, onde cada questão recebe um valor de acordo com seu grau de dificuldade apurado no universo amostral dos participantes. O principal objetivo daqueles que se inscrevem são notas do Enem 2015, aproveitadas nos seguintes programas governamentais:

  • Sisu 2016 – Sistema de Seleção Unificada;
  • ProUni 2016 – Programa Universidade para Todos (bolsas de estudo);
  • Fies 2016 – Programa de Financiamento Estudantil (financiamento de curso);
  • Ciência sem Fronteiras (bolsas de intercâmbio internacional).

Voltar ao topo

Inscrições Enem 2015

Qualquer pessoa pode se inscrever no Enem 2015. Há requisitos específicos somente para isenção de taxa de inscrição, bem como documentos que obrigatóriamente o participante deverá possuir em mãos para efetuar sua inscrição (RG e CPF). Estudantes egressos de escolas públicas em fase de conclusão do ensino médio são automaticamente isentos. Também podem pleitear isenção bolsistas integrais de escolas particulares e cidadãos de baixa renda que efetivamente cumpram os requisitos legais. As inscrições do Enem 2015 são feitas exclusivamente pela Internet pelo site http://enem.inep.gov.br/.

Fazer Inscrição

No ato da inscrição o participante deverá informar ao sistema CPF, RG, e-mail válido para correspondência, pois nesta edição o cartão de confirmação de inscrição do Enem 2015 será exclusivamente entrega por e-mail. Isso mesmo, nesta edição todos os participantes deverão acessar a página de aocmpanhamento de inscrição para saber qual será seu local de prova. Por economia de custos o cartão não será mais enviado pelos Correios. Portadores de necessidades de atendimento específico deverão assinalar o tipo de atendimento especial de que precisará na data da prova. Estudantes maiores de 18 anos com ensino médio incompleto podem pleitear a conclusão do ensino médio com a nota do Enem 2015. Para este efeito, o participante deve ter 18 anos completos até a data da primeira prova (25/10). Neste momento é possível escolher a cidade onde o candidato realizará as provas. Ao final, um questionário socioeconômico será aplicado para diversas finalidades, entre elas, a de comprovar situação de carência para isenção.

A novidade do Enem 2015 é a taxa de inscrição cobrada dos não isentos que será de R$ 63,00 (preço reajustado) devendo ser paga por meio de boleto (GRU) exclusivamente no Banco do Brasil.

Voltar ao topo

Cronograma do Enem 2015

A seguir veja o cronograma do Enem 2015. As datas oficiais serão indicados abaixo foram confirmados pelo MEC no Edital do Exame. Lembrando que o MEC já confirmou as datas de realização das provas para os dias 24 e 25 de outubro.

  • 25/05 a 05/06 – Inscrições
  • 10/06 – Prazo final para pagar a taxa de inscrição
  • 24/10 – Primeiro dia de Provas
  • 25/10 – Segundo dia de Provas
  • 29/10 – Divulgação do Gabarito
  • Jan/2016 – Resultado

Voltar ao topo

Edital do Enem 2015

EDITAL DO ENEM 2015

O Edital contém todas as regras do Enem 2015. Para qualquer situação ocorrida durante o processo do Enem o participante deverá buscar satisfação nas regras previstas no documento. O descumprimento das regras poderá causar a eliminação do candidato ou até mesmo a invalidação de todo Exame, se o desrespeito às regras partir da organização. Para visualizar o Edital, visite o link.

Segundo o regulamento do Exame não será permitido uso de aparelhos eletrônicos especificados. Fotos e postagens de qualquer tipo em redes sociais também resultarão em eliminação do participante. Nos dias de prova o participante deve levar documento pessoal com foto, caneta esferográfica preta confeccionada de material transparente. Alimentos para consumo são permitidos (água, chocolate, barra de cereal, suco, entre outros). O resultado do Enem 2015 tem divulgação prevista para Janeiro de 2016.

Apostila do Enem 2015

Saia na frente em busca da melhor nota. O desempenho na prova depende de sua dedicação e também de um ótimo material de estudos e apoio. Neste sentido elaboramos a Apostila do Enem 2015. Com ela sua aprovação e preparação estão garantidos. Bons estudos e boa sorte! Se ainda houver dúvidas, confira os artigos abaixo:

Edson mateus novembro 23, 2015 às 10:32

olá, eu sempre estudei em colegio publico mas gostaria de fazer o 2° grau particula, se eu o fizer vou poder fazer o enem ?

Responder

luiz agosto 3, 2015 às 16:57

ola, não sei se entendi direito mas eu não tenho o segundo grau completo, mas se eu fizer o enem fica como concluido?

Responder

David de sousa cunha maio 27, 2015 às 20:43

Queria Ter Uma Oportunidade e saber Mais Sobre o Enem

Responder

Gabriele maio 27, 2015 às 16:22

Oi, fiz minha inscrição para o Enem. Só que quando eu coloco minha senha, diz como inválida, e a senha não chega nem no meu email e nem como SMS. O que tenho que fazer para ver minha senha?

Responder

geovanio ferreira de souza maio 23, 2015 às 06:26

O ENEM E UMA OTIMA OPORTUNIDADE PARA O ALUNO.

Responder

geovanio ferreira de souza maio 23, 2015 às 06:25

O ENEM PARA MIM E UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE ENTRA EM UMA BOA FALCULDADE.

Responder

Johny maio 19, 2015 às 06:55

10/05 – Prazo final para pagar a taxa de inscrição

Primeira vez que vou fazer o enem e esta data já passou, isso tem algum problema ?
Não entendi direito sobre essa taxa, poderia me explicar ?

Responder

Leave a Comment

Notícia anterior:

Próxima notícia: